Transformação e superação por meio da educação! Em palestra com essa temática, a médica, apresentadora e vencedora do Big Brother Brasil 2020, Thelma Assis, abriu a Conexão Colors, uma das maiores semanas acadêmicas do Ceará, nesta segunda-feira (07), no Centro Universitário Fametro (Unifametro). Relembrando suas vivências no ambiente acadêmico, no exercício da Medicina e sua participação na 20ª edição do reality show Big Brother Brasil (BBB), Thelma falou para o público de 2 mil pessoas presentes no evento, entre universitários, corpo docente e diretores da instituição, além do público externo inscrito.
Thelma relembrou a razão pela qual escolheu cursar Medicina e reforçou para os estudantes a importância de sempre relembrarem suas motivações iniciais na jornada acadêmica e profissional. “Eu acho que o corpo humano é a maior e mais complexa máquina que já foi inventada, e eu queria desvendar todas as conexões que ocorrem dentro dela. Além disso, eu perdi algumas pessoas da minha família muito cedo, e ao questionar o porque isso acontecia, escolhi estudar medicina. Para cuidar das pessoas que eu amo, o que acabou me levando a cuidar também do amor das outras pessoas”, relatou a médica anestesiologista.
Sobre sua participação no BBB20, Thelma revelou que fez uma aposta de risco, pois largou até propostas de emprego para estar no programa, competindo inclusive com famosos, o que poderia minimizar suas chances de vitória. “Às vezes, também é válido investir naquilo que você acredita, mesmo que isso represente riscos. E se no meio da jornada você sentir necessidade de recalcular a rota, está tudo bem também”, aconselhou ela.
Com formação em Medicina pela PUC-SP e pós-graduanda em Medicina da Família, Thelma Assis ficou conhecida por sua participação vitoriosa no BBB20, e hoje atua como influenciadora digital em seu canal no Youtube, discutindo temas ligados à saúde, beleza e racismo. Thelminha, como é carinhosamente chamada pelos fãs, também está à frente de pautas de cuidados e bem-estar das famílias brasileiras no quadro de saúde Bem-Estar, exibido pela TV Globo dentro do ‘Encontro com Patrícia Poeta’ e no ‘É de Casa’.
Próximas palestras terão Marcelo Paz, idealizadores do capacete Elmo e Almir Gadelha
A programação da Conexão Colors se estende até sexta-feira (11), com um circuito de mais de 300 atividades, entre pesquisa, extensão, responsabilidade social, palestras e demais ações nos campi da Unifametro de Fortaleza, Maracanaú e Cascavel. Nesta terça-feira (8), às 19h, no campus Maracanaú, o jornalista e escritor Almir Gadelha compartilha suas vivências de 13 anos de atuação no jornalismo, em emissoras de televisão cearenses como a TV União e a TV Verdes Mares, na palestra intitulada “Passo de Gigante”.
Já na quinta-feira (10), às 19h, no campus Carneiro da Cunha, o administrador e presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, ministra a palestra “Gestão Esportiva: Porque a bola não entra por acaso?”, onde falará sobre estratégias de gestão inspiradas no universo do futebol.
Logo após, às 20h, o público da Conexão poderá descobrir detalhes sobre o projeto do capacete Elmo na palestra “Ciência e seus impactos na vida”, com David Guarabira e Bruno Henrique, idealizadores do equipamento. O Elmo é um capacete de respiração assistida genuinamente cearense, não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes. Criado em abril de 2020 em uma força-tarefa que envolve uma parceria público-privada, o equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19.
Concursos culturais com prêmios em dinheiro na sexta-feira
Na sexta-feira (11), a Conexão Colors promove concursos culturais, que visam incentivar a arte, a criatividade e a expressão musical, especificamente pelas técnicas do canto, da dança e da desenvoltura na gravação de vídeos sobre educação para o Tik Tok. Concorrerão aos concursos “Solta a Voz”, “No Ritmo” e “Influencer Unifametro”, o público externo e de estudantes da instituição previamente inscritos nas atividades, que contam com prêmios de R$ 500 para os vencedores.
Sobre a Conexão Unifametro 2022
Em sua 18ª edição, a Conexão Colors tem a Tecnologia aliada ao conceito Colors como tema. De acordo com Raphaela Eleutério, gerente de Marketing do Centro Universitário, os dois termos foram escolhidos para representar a mensagem de associação e união de conhecimentos, objetivo principal do evento acadêmico.
“Assim como a mistura de duas cores primárias pode originar uma secundária, hoje a tecnologia é o caminho para a hiperconexão e união das pessoas, gerando novos cidadãos, dotados de novos conhecimentos. Partindo desse princípio, a Conexão 2022 traz a realidade do mundo hiperconectado para que os setores e cursos envolvidos no evento tenham uma comunicação perfeita. A ideia é unir as atividades que seriam realizadas separadamente e tornar a programação cada vez mais integrada e potente”, explica Raphaela.
“A Conexão tem sido um evento de muito sucesso, com ampla participação da comunidade acadêmica. Durante uma semana, todo o conhecimento gerado na nossa IES é apresentado à sociedade, e o que nós queremos é isso: promover uma série de experiências inovadoras, tanto para os nossos alunos quanto para o público externo”, enfatiza Denise Maciel, reitora da Unifametro.
Serviço
Conexão Colors Unifametro
Quando: de 7 a 11 de novembro
Horário: das 19h às 23h