A saúde começa pela boca. Você certamente já ouviu esta afirmação, mas já parou para se perguntar o que significa? “A boca é a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos, que podem ser prejudiciais à saúde”, explica o cirurgião dentista Fábio Azevedo, especialista em Implantodontia e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System. “Por isso, a saúde bucal merece todo o cuidado e atenção, para a prevenção de doenças e manutenção da saúde como um todo”, completa.
Mas como a alimentação impacta a saúde bucal? Para começar, a cárie, embora tratável, é a condição de saúde mais recorrente entre a população mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema afeta mais de 2 bilhões de pessoas, sendo a doença não contagiosa mais comum do mundo.
“Consumir alimentos ricos em açúcar é prejudicial porque, ao ser metabolizado pela boca, o açúcar se torna um ácido que ataca os dentes, provocando pequenas cavidades”, explica o Dr. Fabio Azevedo. Mas não apenas as cáries são provocadas pelo que ingerimos. Os alimentos ultraprocessados, com grande quantidade de sódio, açúcares e gorduras, deixam também a pessoa mais suscetível a desenvolver halitose, infecções nas gengivas e doenças periodontais pela falta de nutrientes de qualidade.
Segundo o especialista, também temos de ter cuidado com a consistência dos alimentos. De forma geral, quanto mais pegajoso, maior o risco, já que a comida pode ficar grudada nos dentes e apresentar, assim, maior propensão à formação de cáries, pela dificuldade de limpeza. Já comidas mais rígidas, como, por exemplo, milho de pipoca ou pé de moleque, podem causar fraturas ou até mesmo lascar os dentes.
Para prevenir esses problemas, é importante evitar o consumo de alimentos muito duros, açúcar em excesso e, também, escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, sempre usando o fio dental. No mais, é fundamental visitar um dentista a cada seis meses ou sempre que for necessário.
Por outro lado, o especialista indica que alguns alimentos podem fazer muito bem para a saúde bucal, especialmente aqueles ricos em cálcio, vitaminas C e D e fibras. Estes nutrientes auxiliam a manter a dentição saudável, inclusive atuando no combate a microrganismos nocivos que possam adentrar a cavidade oral. Algumas frutas, como a maçã, a laranja e o morango, também podem auxiliar na remoção dos resíduos dos dentes. “A maçã, por exemplo, é rica em fibras. Além disso, estimula o fluxo de saliva, que ajuda na higiene dos dentes e neutraliza o pH bucal”, afirma o especialista. “Mas é importante ressaltar que esses alimentos apenas ajudam na limpeza dos dentes, mas não substituem todos os cuidados diários de higiene oral”, alerta.