...
  • qui. nov 21st, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Combinação de álcool e medicamentos psicotrópicos pode levar a confusão mental e perda de consciência, alertam especialistas

アルコール依存症の女性

A chegada das festas de fim de ano, psiquiatras do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) alertam para os riscos da combinação de psicotrópicos com bebidas alcoólicas. O efeito da mistura pode levar a sonolência excessiva, perda temporária de consciência, arritmia cardíaca, convulsões, lesões hepáticas, aumento do risco de acidentes e comportamento violento.

Considerando que uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia feita em 2021 apontou aumento de quase 20% na venda de medicamentos de uso controlado para depressão, ansiedade e insônia, existe a possibilidade de que o número de pessoas que misturam álcool com psicotrópicos também cresça.  

De acordo com o Dr. Michel Haddad, psiquiatra do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), quando uma pessoa mistura psicotrópicos com bebida alcoólica, a metabolização da combinação pode diminuir a eficácia do medicamento e intensificar os efeitos colaterais esperados agravando os problemas psiquiátricos. Estão mais vulneráveis aos perigos dessa combinação os pacientes com transtornos ansiosos, de humor, síndromes psicóticas e com transtornos de personalidade.

O impacto do álcool no sistema nervoso central pode diminuir o nível de consciência e propiciar episódios de instabilidade emocional. O consumo em excesso de bebidas alcoólicas também pode causar problemas gastrointestinais (diarreia e vômito), perda dos reflexos e insônia. Nesses casos, o ideal é procurar por atendimento médico e evitar a automedicação. 

Para o Dr. Michel Haddad, os tradicionais brindes das festas de fim de ano colaboram para o aumento do consumo de bebidas alcoólicas. “Inúmeros medicamentos psicotrópicos interagem com o álcool. Por isso, torna-se impossível prever qual reação a combinação causa no emocional e no físico de quem faz a mistura. Por isso, quem estiver em tratamento com psicotrópico deve evitar beber”, explica.

O médico também contraindica o uso de medicamentos para combater a ressaca devido à imprevisibilidade do impacto da mistura no organismo. “Deve-se combater o hábito de festejar ou amenizar frustrações com bebidas alcoólicas. Esse comportamento é nocivo principalmente para pessoas em tratamento com antidepressivos, ansiolíticos e hipnóticos porque pode desencadear crises em um curto período. Porém, mesmo causando mal à saúde física e mental muitos pacientes abandonam os remédios para continuar a beber”, lamenta.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.