Oito apresentações com as novas promessas do piano internacional prometem movimentar o cenário cultural carioca e paulistano nas próximas semanas. Entre 15 e 30 de abril, o Teatro Copacabana Palace, no Rio de Janeiro e o Teatro B32, em São Paulo, recebem a segunda edição da Série Pianissimo com apresentações dos prodígios brasileiros Luis Felipe Oliveira e Tales Machado e dos talentos russos Konstantin Emelyanov e Dmitry Shishkin, que revisitam a obra de grandes compositores como Bach, Brahms, Tchaikovsky e Beethoven. Os concertos acontecem sempre às 20h e têm parceria da Belmond no Rio Janeiro, grupo que administra o Copacabana Palace, onde ocorreu a primeira edição, em 2024.
Fundada em 2017, a iniciativa Pianissimo tem o objetivo de apresentar as novas gerações de músicos internacionais para o público geral. Contando com apresentações nos principais palcos do mundo, como Teatro alla Scalla, em Milão, e o Carnegie Hall, em Nova Iorque. Além disso, o projeto se notabilizou por realizar apresentações em locais incomuns, a exemplo do Italian Skylight Hall, dentro do Museu Hermitage em São Petersburgo e na GES-2, uma antiga central elétrica localizada no centro de Moscou, transformada em um espaço multicultural reconhecido como um dos mais modernos do mundo.
Os concertos acontecem sempre às 20h e têm parceria da Turkish Airlines e da Belmond, grupo que administra o Copacabana Palace.
Em 2025, a segunda edição no Brasil da Série Pianissimo contará com a participação de quatro músicos premiados tocando o repertório de grandes mestres em dois palcos cobertos de história e inovação. O Teatro do Copacabana Palace foi reaberto em 2023 após mais de 600 artesãos reformarem o seu interior. Em São Paulo, a moderna casa de espetáculos do Teatro B32, inaugurada em 2021, é um dos espaços multiculturais mais procurados na Capital Paulista e está localizado no icônico prédio da Baleia na Faria Lima.
Confira o perfil dos pianistas:
Konstantin Emelyanov (Rússia)
Nascido em Krasnodar, na Rússia, Emelyanov formou-se no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde estudou com o Professor Sergei Dorensky e seus assistentes.
O pianista se tornou uma verdadeira descoberta no 16º Concurso Internacional Tchaikovsky, em 2019. Além do prêmio, ele recebeu o título de “Artista da Rádio Rússia” e o Prêmio do Público, concedido pelos leitores da revista Musical Life.
Luis Felipe Oliveira (Brasil)
Nascido em Gravatá, interior de Pernambuco, Luis Felipe Oliveira formou-se com honras em Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Pernambuco, sob a orientação do Professor Dr. Antonio Nigro (Brasil-Alemanha).
Ao longo de sua trajetória musical, a revelação pernambucana ganhou importantes premiações como o Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Piano de Concerto de Piracicaba (2017) e o Primeiro Prêmio no Prêmio Especial Mozart (2022). Atualmente, estuda na Aquiles Delle Vigne International Music Academy em Coimbra, Portugal, com o Professor Manuel Araujo.
Dmitry Shishkin (Rússia)
Nascido na Sibéria, Dmitry Shishkin formou-se na Escola de Música Gnessin de Moscou para crianças superdotadas e estudou na Itália e na Alemanha. Shishkin venceu o Concurso Internacional de Música de Genebra e tocou com a Orquestra de la Suisse Romande.
Os críticos celebram sua abordagem musical criativa e única com a qual alia excelência acadêmica com apreço popular. No âmbito do programa Pianíssimo, Shishkin interpretará César Frank, Tchaikovsky, Rachmaninoff e Serguei Prokofiev.
Tales Machado (Brasil)
Nascido em São Paulo em 2006, a família de Tales Machado sempre foi profundamente ligada às artes, iniciando seus estudos de piano com sua tia. Atualmente, ele estuda na Universidade de São Paulo, na classe de Eduardo Monteiro, e é parceiro da Uaná – Association pour les Arts, uma organização que promove concertos e iniciativas culturais mundialmente.
Sobre o Pianissimo
A missão do Festival é apresentar uma nova geração de músicos a um público amplo em locais não tradicionalmente associados à música clássica. O Festival busca criar uma sinergia entre diferentes formas de arte, selecionando salas de concertos onde a música possa se unir à pintura, arquitetura e paisagens naturais. Além dos locais tradicionais do Festival Pianissimo – a Sala Grande de Luz Natural da Nova Hermitage, a Casa de Cultura GES-2 e os Armazéns da Strelka de Nizhny Novgorod – os pianistas também se apresentaram na Sala de Concertos Valery Gergiev em Repino, no salão de festas do Hotel Kulm em St. Moritz e no Copacabana Palace no Rio de Janeiro.
Serviço
Série Pianissimo no Rio de Janeiro
Onde: Copacabana Palace, Avenida Atlântica 1702, Copacabana, Rio de Janeiro
Data: 15, 22, 23 e 29 de abril, sempre às 20h.
Duração: 1:15h, sem interrupções.
Ingressos: Acesse.
Série Pianissimo em São Paulo
Onde: Teatro B32, – Av. Brg. Faria Lima, 3732. Itaim Bibi, São Paulo
Data: 16, 18, 28 e 30 de abril, sempre às 20h.
Duração: 1:15h, sem interrupções.
Ingressos: Acesse.