• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Com lançamento da Amor in Sound, Álvaro Lancellotti dá início à divulgação do novo álbum com o single “Maneira de Ver”

Créditos: Daryan Dornelles

Álvaro Lancellotti, compositor, cantor e produtor musical brasileiro, atualmente vivendo em Lisboa, lança nesta sexta-feira (19) “Maneira de Ver“, o primeiro single do seu próximo álbum Arruda, Alfazema e Guiné.

O disco completo será lançado em outubro pela label americana Amor in Sound, liderada por Samantha Caldato e Mario Caldato Jr, produtor musical reconhecido com vários Grammy.

Alvaro é também o criador do projeto Roda de Santo, que tem cativado audiências em Lisboa com a sua poderosa celebração da espiritualidade afro-brasileira – um tema que influencia profundamente o seu terceiro álbum a solo. Assista ao visualizer aqui.

Maneira de Ver é uma reflexão sobre uma forma de existir e estar na vida, e surgiu de forma involuntária, depois do repertório do álbum já estar definido. “A canção foi escrita a caminho do estúdio, no próprio dia em que íamos começar a gravar as bases. Embora o set list já estivesse ‘fechado’, a alegria do reencontro com os amigos inspirou essa música, e ela se tornou a primeira faixa que gravamos“, lembra Alvaro, que tem a criação musical como tradição na raiz familiar – como filho do renomado músico Ivor Lancellotti e irmão de Domenico Lancellotti.

Maneira de Ver“, comenta Álvaro, “evoca a sensação intemporal do álbum clássico de Jorge Ben, Tábua de Esmeralda”. Ele continua: “Gravamos todas as faixas com todos os músicos tocando juntos para capturar o som quente e texturizado que lembra os álbuns mais antigos. O Estúdio Rocinante do Pepê, situado na Mata Atlântica do Rio de Janeiro, inspirou os sons com seu cenário fantástico, permitindo-nos aproveitar a energia do momento e a beleza do ambiente natural.”

Um dos destaques da faixa são os arranjos de sopro de Diogo Gomes, que Alvaro acredita terem dado ainda mais profundidade à música. “Juntamos a isto a coprodução e mixagem de Mário Caldato, que tem uma capacidade única de elevar o som dos discos a níveis extraordinários“, explica Álvaro.

Relativamente à escolha de Maneira de Ver como single, diz: “Sinto que esta canção é a abertura perfeita para o álbum. Explora os principais temas que exploro nas letras das outras onze canções“.

Enquanto gravava o álbum, Álvaro produzia também o espetáculo do projeto “Pra Gira Girar”, que celebra a obra d’Os Tincoãs. Este projeto influenciou profundamente o álbum, impregnando-o de espiritualidade afro-brasileira e refletindo o percurso de Álvaro para se tornar professor de ioga. “Foi uma experiência intensa em que mergulhamos no repertório e estudamos as técnicas vocais para cantar como eles. O processo de explorar Os Tincoãs, a iniciação em ifá e a formação em ioga, tudo isso enquanto criamos esse disco, foi crucial para moldar tanto o som quanto o conteúdo lírico.”

Futuros lançamentos em parceria com o selo Amor in Sound continuarão a mostrar a rica influência da cultura afro-brasileira, enriquecendo ainda mais a jornada musical de Alvaro.

Amor in Sound

Amor In Sound, liderado por Mario Caldato Jr. e Samantha Caldato, tem como objetivo lançar projetos cuidadosamente selecionados que ressoam com significado sincero. “É um projeto que nos é muito querido“, explica Samantha. “Estes lançamentos transcendem o mero valor comercial; encarnam uma relação enraizada no amor pela música e no seu profundo impacto, tal como refletido no nome.”

A gravadora surgiu com uma oportunidade notável: gravar o último álbum da lendária Orquestra Afro Brasileira, com o último membro original do grupo, o maestro Carlos Negreiros. Mario Caldato Jr e Samantha produziram este álbum marcante, que se tornou o terceiro e último lançamento da orquestra. A seguir, o segundo lançamento de Amor in Sound foi “How Good It Is” de Jimetta Rose & Voices of Creation, um coro de gospel gravado numa igreja de Los Angeles.

O lançamento do novo álbum de Alvaro Lancellotti constitui um marco significativo para o selo, simbolizando o seu espírito independente e prometendo um novo capítulo com projetos excitantes no horizonte e novas parcerias em ascensão.

Sobre Álvaro Lancellotti

Compositor, cantor e produtor musical, Álvaro Lancellotti tem canções gravadas por artistas como Marcos Valle, Maria Rita, entre outros. Alguns dos seus parceiros de composições são: Rogê, Wado, Davi Moraes, Domenico Lancellotti (seu irmão) e ainda outros nomes de diferentes gerações, como os consagrados Roque Ferreira e Mateus Aleluia, além é claro do seu pai, Ivor Lancellotti.

Foi um dos fundadores e produtor musical do Fino Coletivo, banda com grande reconhecimento de crítica e público no Brasil, com quatro álbuns de estúdio.  Editou seu primeiro disco solo, O Tempo Faz a Gente Ter Esses Encantos, em 2012, tendo as canções “Sexta-feira” e “Autoajuda” como parte da trilha sonora da série “Preamar”, do canal HBO. 

Em 2016, o artista lançou seu segundo trabalho de estúdio, “Canto de Marajó”  com mixagem de Mario Caldato Jr. Apresentado em diferentes festivais no Brasil (Levada, Circuladô, entre outros), o álbum foi eleito pelo jornal O Globo como um dos dez melhores do ano, entre nomes como João Donato e Céu. No exterior o disco também teve uma repercussão bastante positiva, quatro faixas figuraram na playlist do artista David Byrne. E no Japão, o álbum ganhou nova versão física com lançamento pela gravadora P-Vine. 

A discografia do Fino Coletivo também lhe rendeu alguns importantes lugares de destaque como o prêmio APCA – Associação paulista de críticos de arte -, assim como o prêmio Rival Petrobras com o disco de estreia da banda (2007). Além desses prêmios, os dois primeiros álbuns (2007 e 2010) do Fino Coletivo figuraram entre os dez melhores trabalhos de seus respectivos anos de lançamento, eleitos pelo jornal O Globo.

Alvaro também é um dos idealizadores e produtores do projeto “Pra Gira Girar”, uma celebração a’Os Tincoãs. O espetáculo que canta a obra do grupo baiano vem se apresentando em shows com grande presença de público desde 2019.  Nesse projeto estão junto músicos e colaboradores como o produtor e baixista Kassin e o cantor e pianista Zé Manuel. O projeto contou com participação de Mateus Aleluia em show apresentado no MAR (Museu de Arte do Rio).

Já em solo português, onde hoje reside, Álvaro é idealizador do projeto “Roda de Santo” show celebração em formato de roda, onde canta pontos de Umbanda e também cantigas autorais. O projeto tem residência em Lisboa e percorre a Europa levando essas cantigas em formação que conta apenas com tambores, vozes e intervenções eletrônicas, sem acompanhamento harmônico.


By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *