Projeto social do Iguatemi Bosque, a Loja do Bem apresentou, nesta quinta-feira (4), a terceira edição da mostra Render-CE. A ação é uma parceria da Loja do Bem com as rendeiras de Aquiraz (Prainha) e a Universidade de Fortaleza, para capacitar, fomentar e dar maior visibilidade ao trabalho realizado pelos artesãos cearenses. Com o tema ‘Ceará em cores e linhas’, a exposição destaca a renda de bilros. A coleção foi criada pelo artista plástico Mário Sanders e desenvolvida por artesãs e alunos da Unifor.
“Durante o desenvolvimento da coleção, me senti realizado, porque é um trabalho que está sendo feito na minha cidade: Aquiraz, na Prainha, juntamente com as rendeiras locais. Também é gratificante porque a minha família tradicional de Aquiraz eram bordadeiras e rendeiras. É um orgulho enorme participar, ter ministrado oficina para as rendeiras e ter tido o contato com elas, onde pude ser levado ao meu passado e a história da minha infância junto a minha avó e mãe em relação às rendas e aos trabalhos manuais. O evento é muito significativo e estou feliz em destacar a ideia do Render-CE e da Loja do Bem, em fazer um projeto de resgate para essa cultura popular pouco difundida, mas ao mesmo tempo importante para a cultura do nosso estado e país”, ressalta o artista plástico Mário Sanders.
Durante o desenvolvimento, o artista criou e ajudou a desenvolver as peças. Ao decorrer de toda a elaboração, os alunos desenhavam e as rendeiras produziam conforme o desenho, com Mário ensinando a técnica dele para ser usada na renda de bilro.
“Para que pudéssemos desenvolver essa nova coleção, fomos tecendo histórias, narrativas entre linhas, cores, memórias afetivas e pertencimento. É uma mistura de várias subjetividades, que conseguimos ver e que ao mesmo tempo nós saímos nos reconhecendo e pertencendo mais a essa cultura e humanidade que é tão forte na nossa arte”, comenta Renata Santiago, professora do curso de Design da Unifor e orientadora do projeto Render-CE.
Mário Sanders também é conhecido pelo seu trabalho como designer gráfico e bordadeiro. Hoje é consolidado um dos principais artistas plásticos do estado, com diversos trabalhos expostos em grandes exposições brasileiras. “Para esta nova edição do Render-CE, Mário foi um artista ímpar, sendo grande responsável por ressignificar o artesanato. Ele sabe da importância cultural de conectar pessoas por meio da arte. O processo de criação foi um elemento a mais para interligar todas as pessoas envolvidas, desde os artesãos, alunos e professores. A participação do Mário foi primordial para a renovação e essência do artesanato cearense”, explica o superintendente do Shopping Iguatemi Bosque, Wellington Oliveira
O Render-CE visa refletir o que há de melhor no povo cearense: garra, generosidade, competência e afeto. “A exposição conta com um trabalho primoroso. Foram semanas idealizando, planejando e refletindo sobre como nossas tradições podem continuar proporcionando boas memórias na mente e no coração das pessoas que irão visitar esta nova edição”, destaca o superintendente.