• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Clara Castro enaltece o movimento em A Torre, segundo single de seu próximo disco

    Créditos: Rodrigo Ferreira

    O grito que vier a anunciar o fim será o mesmo do recomeço“, versa Clara Castro na primeira estrofe do seu novo single A Torre. Uma mistura de misticismo com reflexões sobre o tempo e o espaço é o que compõe a temática da segunda faixa revelada do próximo disco da artista – previsto para o segundo semestre. O novo som enérgico e dançante chegou na última sexta-feira, dia 5 de julho, e acompanha ainda um visualizer. Com direção de Anas Obaid, o vídeo reflete a persistência da natureza no contexto de uma metrópole. Ouça a faixa aqui e confira o vídeo aqui.   

    Essa canção surgiu em uma conversa com Laura Jannuzzi, a partir de uma carta de Tarot que representa o desabamento das estruturas que nos prendem, a partir da leveza. ‘A Torre’ canta sobre o fim inevitável de tudo e da necessidade constante do movimento”, explica a artista. O lançamento é uma nova versão da canção autoral apresentada pela primeira vez no álbum Ana (2021). A composição, em parceria com Laura, traz ainda uma referência ao disco Fogo Fátuo, da banda Tata Chama & As Inflamáveis, no refrão.

    O movimento se torna peça central tanto na composição, que versa sobre o fenômeno Fogo-fátuo – quando um corpo orgânico entra em decomposição –, quanto na sonoridade acelerada. “Com a produção de Nathan Itaborahy e co-produção assinada por mim, essa música chega com um arranjo focado nos ritmos e na atmosfera enérgica, com a intenção de colocar o corpo para dançar”, pontua Clara. A Torre conta com a participação de Caetano Brasil no clarinete, Lucas Gonçalves nas guitarras e Douglas Poerner no baixo.

    Para complementar a narrativa da música, Clara convidou o diretor Anas Obaid para a concepção do visualizer, e Renan Torres para criar a capa. O vídeo mostra uma construção abandonada que com o tempo se torna base para o crescimento de uma árvore, como uma contradição existente na paisagem urbana. “Nós queríamos enaltecer a permanência e força da natureza, que continua brotando nos lugares mais inesperados, junto à resiliência da passagem do tempo e o movimento inevitável, representados pelo desenho das nuvens e o voo dos passarinhos”, finaliza Clara. E Anas ainda complementa: “A árvore é um símbolo de vida, representa também a semente, que brota num lugar inesperado, entre as pedras, no concreto”. 

    A Torre é a segunda canção apresentada do disco Perambule, terceiro na discografia de Clara. Previsto para o segundo semestre, o disco já conta com um primeiro single, intitulado Hora de Acordar (assista ao visualizer aqui), composição em parceria com Tata Rocha que chegou em junho. 

    SOBRE CLARA CASTRO

    Voz suave, melodias intensas e composições acentuadas marcam a trajetória de Clara Castro. A cantora e compositora original de Barbacena, no interior de Minas Gerais, é guiada pela arte desde nova, quando passou a amplificar seus meios de se expressar para o teatro, a música e suas composições entre o MPB, indie rock e um pop alternativo. De lá pra cá, Clara debutou com o EP de faixas autorais Quarto Crescente (2012), que atualmente só existe em formato físico, e logo na sequência mergulhou em experimentações com amigos conterrâneos no EP Imagens Tortas (2012). O primeiro disco, intitulado Caostrofobia, foi lançado em 2018 – com distribuição da Som Livre. Clara ainda apresentou o álbum visual Ana (2021), além de uma série de singles, como Céu Só (com Márcio Moreira e Joma Catanhede), Junto Só (com Laura Jannuzzi) e  Enquanto os Homens Dormem.

    Entre a música e o teatro, os palcos se tornaram casa para a artista. O seu primeiro show foi em 2012, em sua cidade natal, e foi também a partir dali que ela ingressou no teatro e passou a se apresentar em peças locais. Clara frequentou o Encontro de Compositores de Juiz de Fora a partir de 2013;  seguiu para uma residência artística por três anos, no Grupo Ponto de Partida; em 2016, se formou na Bituca (Universidade de Música Popular) e, em 2023, no curso de Ciências Sociais pela UEMG – Barbacena. Tal trajetória trilhou seu caminho à São Paulo, onde mora atualmente. Na capital paulista, a artista finalizou o curso técnico em Teatro pelo Célia Helena, protagonizou o curta-metragem de Raíssa Teixeira, Eu Me Lembro de Você Em Lugar Nenhum, além de colaborar em músicas e videoclipes de parceiros como Pedro Oldi e a banda Čao Laru – nas faixas Pontes e Poemas e Sou Passageira, que firmaram sua presença na cena de compositoras mineiras.

    Sua pesquisa artística é amplificada pelo encontro entre a música e o teatro, garantindo à cantora um olhar bastante singular. Em 2024, Clara reúne tudo isso em um trabalho sólido, seu terceiro disco de estúdio, Perambule – previsto para agosto. O projeto é resultado de mais de um ano de experimentações sonoras ao lado do produtor Nathan Itaborahy, no home studio Estúdio Torto; além de marcar o encontro e a cumplicidade musical criada na prática com o baixista Douglas Poerner e o guitarrista Lucas Gonçalves. Com enfoque nas suas percepções sobre a metrópole, desde que chegou à São Paulo, o álbum é contornado agora pelo seu primeiro single, Hora de Acordar

    LINKS 
    Instagram 
    YouTube
    Facebook 

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *