Crédito: Berro
Navegando por suas emoções e intuições artísticas, Chico Bernardes aborda a busca constante por um motivo para viver em “Motivo”, segundo single do seu novo álbum, Outros Fios, previsto ainda para o primeiro semestre deste ano. A música, produzida e composta pelo próprio Chico, é uma reflexão profunda sobre a vida e a criatividade humana. “Motivo” chegou às plataformas de áudio, nesta sexta-feira, 24 de maio (ouça aqui) com um videoclipe no canal de YouTube do cantor (assista aqui).
O single nasce da curiosidade natural de Chico e de seu desejo de explorar e expressar seus sentimentos e pensamentos através da música. “Acredito que tudo o que a gente faz carrega um motivo”, reflete ele, destacando que a canção é sobre a “fagulha que levanta nossa curiosidade e a paixão que motiva a busca pelos prazeres da vida”. Ao assumir integralmente a produção da faixa, Chico enfrentou o desafio de moldar um som novo para o álbum e aprendeu a arte da auto gravação, o que abriu caminho para novas possibilidades. Este processo não apenas aprofundou seu amor pelo caos criativo, como também o preparou para colaborações futuras.
Sonoramente, a canção é rica em sintetizadores e percussão, que adicionam profundidade e textura. “Senti que era uma música simples e com muito espaço para explorar a diversão. Gravei camadas e camadas até chegar no resultado final”, explica. Inspirado por sons de artistas como Chrome Sparks e pelo trabalho com Christopher Bear, Chico tece um fio condutor melódico que se entrelaça secretamente ao longo do disco.
O trabalho ganha vida em um clipe filmado em película Super 8mm, que captura a beleza da imperfeição e da efemeridade. “Acredito que o ruído dos frames, bem como as cores e o movimento, sejam o que conecta a imagem e o som”, ressalta. Chico e o diretor Gabriel Rolim escolheram esta técnica para realçar a autenticidade e o comprometimento com o momento capturado, refletindo a natureza experimental do projeto.
No início de maio, Chico apresentou “Assim” (ouça aqui) que, junto de “Motivo”, é um prelúdio para seu próximo álbum, Outros Fios, que sairá pela Altafonte e pelo selo canadense People’s Champ. As duas canções destacam o papel essencial da arte na construção de sentido para nossas vidas.