Para celebrar o aniversário de 299 anos de Fortaleza, o Centro Cultural Belchior (CCBel) promove, de terça-feira a domingo (8 a 13/4), uma programação especial:abertura de nova exposição, shows, oficinas e outras atividades. O CCBel é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
A programação começa na terça-feira (8/4), a partir das 18h, com a abertura da exposição “O Poço que Você Não Vê”, acompanhada da apresentação da DJ Bugzinha, que traz um repertório diversificado, com foco em artistas negros. A noite também contará com a performance “Obrigada por Guardar a Nossa Memória!”, de Zwanga Adjoa Nyack e Cristiellen Rodrigues.
A exposição, em cartaz até 26 de abril, surge a partir das obras e mapas construídos coletivamente com a turma do Poço da Draga, de setembro de 2024 a fevereiro de 2025, na Escola Porto Iracema das Artes. O objetivo é desafiar os olhares habituais e apresentar um Poço da Draga que vai além das representações comuns na mídia e nos meios de comunicação da cidade.
Na quarta-feira (9/4), a programação do Festival Mapeamento Afetivo continua com Mostra de Curtas, às 19h, e apresentação da quadrilha Estação Junina, no Poço da Draga (Calçada da Cidal). As atividades são gratuitas e abertas ao público.
Na quinta-feira (10/4), às 19h, ocorrerá o lançamento da exposição fotográfica “Ubuntu nas Ruas”. O projeto apresenta o trabalho do fotógrafo Davi Pinheiro, que tem mais de 15 anos de experiência e registrou comunidades de Fortaleza que receberam 20 fotografias impressas e afixadas com a técnica lambe-lambe.
As imagens foram instaladas em periferias com baixos índices de desenvolvimento humano, ocupando muros de escolas municipais, centros comunitários e culturais, promovendo reflexão, fruição artística e debates sobre identidade. Como parte da programação, no sábado (12/4), às 14h, será realizada uma oficina de colagem com 20 vagas, a serem preenchidas por ordem de chegada.
Com a proposta de ser a Casa de Praia de Todas as Músicas, na sexta-feira (11/4), às 19h, o CCBel recebe a roda de samba com DTF – De Todas as Formas. Desde 2008, o grupo é comandado por Ítalo Bruno, neto da saudosa Dona Mocinha, fundadora de uma das casas de samba mais prestigiadas da capital cearense: o Bar da Mocinha.
No sábado (12/4), às 17h, ocorre a Brega Battle 085 – Festival Competitivo de Brega Funk. Em formato pocket, o evento traz competições individuais nas categorias: Solo Masculino, Solo Feminino, Solo LGBTQIA+ e Solo Kids. Os competidores serão avaliados por uma banca de jurados, que analisará performance, figurino, carisma e coreografia. O melhor será premiado com R$ 500 e um troféu. O festival tem o objetivo de difundir e fortalecer o movimento cultural que cresce nas periferias de Fortaleza por meio de competições e apresentações em espaços públicos.
No dia em que Fortaleza completa 299 anos, domingo (13/4), às 16h, o grupo Numalaje, formado pelo coletivo de DJs Lolost, Ddzin e Negona, encerrará nossa programação especial com um set que passeia pelo funk, charme, samba e outros ritmos.
Programação Especial Aniversário de Fortaleza
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema)
Gratuito
II Festival Mapeamento Afetivo Poço da Draga
Data: terça-feira (8/4)
Horário: 18h30
Apresentação da Quadrilha Estação Junina
Data: quarta-feira (9/4)
Horário: 19h
Lançamento da exposição fotográfica “Ubuntu nas Ruas”
Data: quinta-feira (10/4)
Horário: 19h
Roda de Samba com DTF – De Todas as Formas
Data: sexta-feira (11/4)
Horário: 19h30
Oficina Ubuntu nas Ruas
Data: (12/4)
Horário: 14h
Bregafunk – Brega Battle 085
Data: sábado (12/4)
Horário: 17h
Numalaje
Data: domingo (13/4)
Horário: 16h