• seg. jul 8th, 2024

Ceará distribui óculos especiais para observação de Eclipse Solar que acontece dia 14 de outubro

No dia 14 de outubro ocorrerá um eclipse anular do Sol com visibilidade em grande parte do Brasil. O fenômeno poderá ser observado com maior nitidez na região do Norte e Nordeste do Brasil, passando pelo Sul do Ceará. Já nas demais localidades do país, será visto de forma parcial. Para a apreciação do fenômeno, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Planetário Rubens Azevedo, localizado em Fortaleza (CE), vão distribuir cerca de oito mil óculos especiais para espectadores de vários estados. No Ceará, a Organização Educacional Farias Brito será responsável pelo fornecimento de cinco mil óculos, que serão distribuídos em Fortaleza, na região do Cariri e em Sobral.

A entrega de uma parte desses objetos teve início na última quinta-feira, 28 de setembro, e também durante a solenidade de abertura da Jornada de Astrofísica que aconteceu no dia 29 no campus do Instituto Federal do Ceará em Juazeiro do Norte. O restante da distribuição deve acontecer até o dia 11 de outubro em outros eventos organizados pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

A Jornada de Astrofísica contou com a participação do secretário Inácio Arruda, dos reitores da URCA, UFCA, do IFCE Campus Juazeiro, do Prof. Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo e da astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, que alertaram sobre os cuidados para uma observação segura do eclipse. “Em hipótese alguma podemos olhar diretamente para o Sol. Também não se pode olhar para o Sol usando equipamentos inadequados, seja em ocasião de eclipse ou não. Para ver o eclipse, podemos fazer observação indireta, por projeção, ou observação direta somente com o uso de óculos com Filtro de Luz para Mascara de Solda Tonalidade 14”, explicaram.

Uma dica para a observação indireta sem causar danos à visão é usar um pedaço grande de papelão, como, uma tampa de caixa de pizza, e fazer um pequeno furo no centro, para a passagem da luz do Sol, que será projetada em um papel branco no chão ou na parede.

By João Pedro Silva

É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018 é CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No INFluxo Portal é colunista e trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *