Explodindo na década de 1990 e concentrando uma quantidade expressiva de fãs, o pagode é um dos principais ritmos do país. Com grandes festivais, nomes consagrados e apelo mercadológico, o pagode ganhou o coração dos fortalezenses, e as festas em celebração ao gênero tornaram-se frequentes na capital cearense.
O ritmo, que surgiu como subgênero do samba, hoje tem status próprio e se consolidou como um dos principais gêneros musicais do país. De acordo com um levantamento realizado pelo Datafolha, o pagode é um dos mais apreciados entre os brasileiros. Essa força se estende para as plataformas de streaming, como pode ser visto com o cantor Thiaguinho, que ultrapassou a marca de 1 bilhão de reproduções no ano de 2023.
Além disso, músicas de artistas como Dilsinho, Menos é Mais e Ferrugem figuram entre as canções mais reproduzidas pelos brasileiros. Esse sucesso também se reflete nas redes sociais, onde os principais artistas possuem números expressivos de seguidores e são requisitados por marcas publicitárias.
Outro fator que contribui para o sucesso do pagode é a presença do público em festivais, como a “Tardezinha”, organizada pelo cantor Thiaguinho, e nas casas de festas específicas para o gênero. Devido ao alcance do ritmo, os empresários que investem em casas desse segmento identificam um retorno positivo do público, apostando em cantores locais para interpretar os sucessos do gênero.
“O pagode é um gênero musical bem estabelecido na cidade e atrai fãs de diversos cantores. Quem gosta de pagode geralmente aprecia uma variedade de intérpretes. Assim, o ritmo se solidifica nos estabelecimentos. Quem gosta de pagode vai curtir desde os clássicos da década de 1990 até os sucessos atuais”, reflete o empresário Daniel Meireles, sócio das casas Pagode da Diretoria e Diretoria Vibes.
Cenário em Fortaleza
Na cidade, o cenário vem crescendo exponencialmente, e casas voltadas para o pagode têm ganhado cada vez mais espaço e clientes. Criado há cinco anos, o Pagode da Diretoria é um dos estabelecimentos mais conhecidos da cidade. Com eventos aos sábados, o estabelecimento atrai turistas e moradores que buscam curtir o fim de semana.
Além dele, o Diretoria Vibes também é um espaço que atrai diversos clientes durante a semana. Nele, ocorre o “Quintal da Karenzinha”, às quintas-feiras, com a cantora Karenzinha, e o “NumaVibe”, aos domingos. O espaço é muito procurado por moradores e turistas que buscam uma pausa nas tarefas da semana para apreciar um pouco do gênero.
“Em Fortaleza, o público é muito fiel ao pagode. Por isso, o cenário é sempre positivo para as casas. No Diretoria Vibes e no Pagode da Diretoria, é notável que as casas são queridas pelo público, pois eles sempre voltam e trazem mais um amigo, colega de trabalho ou familiar”, afirma o empresário Daniel Meireles.
Com uma festa exclusiva para o gênero, a Saideira da Living já é um dos principais pontos de encontro entre os jovens da cidade. Aos domingos, a casa recebe o cantor Felipim, que anima os presentes. Além dele, outras atrações também se apresentam e prolongam o clima de pagode para os foliões.