Este ano, além de tinta oficial da maior mostra de decoração, arquitetura e paisagismo da América Latina, a Coral realizará, com o apoio da CASACOR Ceará, uma apresentação especial para convidados, clientes e profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagistas da região sobre o estudo da Cor do Ano 2025 e suas as paletas complementares com a participação do arquiteto Maurício Arruda e da gerente de Color Ativação Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel, Priscila Perez. O evento será no dia 3 de dezembro, às 19h, na Av. Almirante Barroso nº 500, mesmo local que está abrigando a edição cearense da CASACOR.
Há 21 anos, a AkzoNobel, multinacional holandesa de tintas e revestimentos fabricante da Coral, realiza o seu estudo de cores e tendências, projetando em paletas de cores o estado de espírito do mundo refletidos nas tendências dominantes. Com o tema “Acredite em uma nova vibração”, o ColourFutures 25 apresenta a cor que vai reger o próximo ano: Curry Dourado, um amarelo quente e cheio de vida, capaz de transformar qualquer espaço, criando uma atmosfera autêntica e repleta de personalidade e do otimismo que o mundo tanto precisa.
“Nossa Cor do Ano é surpreendente, é o nosso convite para que as pessoas saiam da zona de conforto. Os amarelos fizeram muito sucesso entre 2007 e 2013. Nesses anos, as cores solares tornaram-se mais prevalentes, quando as pessoas buscavam positividade em casa. Agora, novamente, o movimento é por um desejo de recomeço e de acolhimento do novo, por um toque de cor que traga alegria às paredes e um sorriso no rosto”, afirma Priscila Perez, gerente de Color Ativação Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel.
Como acontece – Todos os anos, a jornada pelas tendências começa no estúdio de criação em cor e design, o Centro de Estética Global da AkzoNobel, localizado em Amsterdã, na Holanda. Uma equipe de especialistas, liderada pela diretora criativa Heleen van Gent, traduz os insights reunidos na Previsão de Tendências em cores que representem o espírito do momento. Há mais de duas décadas, a empresa convida, anualmente, uma gama de especialistas de todos os cantos do globo e de diversas áreas do design para ajudar a compreender os rumos do mundo e quais fatores influenciarão o jeito de viver das pessoas. As representantes brasileiras são Carlota Gasparian e Adriana Pedrosa, designers de Cores e Superfícies do Atelier Adriana e Carlota, além de um convidado especial, o arquiteto Maurício Arruda.
Das mudanças econômicas aos eventos culturais e políticos, todos os aspectos da vida são considerados. “Compreendendo a força transformadora e emocional das cores, o estudo identifica as tonalidades que as pessoas vão precisar tanto em suas casas, quanto nos ambientes de trabalho, em todo o mundo e nos anos seguintes. Então é selecionada uma Cor do Ano marcante e que envolva tudo o que foi discutido. Sabendo que as pessoas são influenciadas pelo espírito do momento de maneiras diferentes, e porque as preferências de cor são individuais, também são criadas três paletas de cores complementares para que a Cor do Ano funcione para todas as pessoas e em todos os lugares”, explica Juliana Zaponi, Gerente de Colour Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas para a América Latina.