O show Sons do Nordeste é o maior evento musical do Festival Aralume, uma iniciativa do Núcleo de Música Popular da Casa de Vovó Dedé, que compreende um conjunto de atividades artísticas ligadas à cultura nordestina, e que ocorrem ao longo de todo o ano na Casa. Com o intuito de intensificar a presença das manifestações artísticas próprias do Nordeste brasileiro no cotidiano dos alunos da instituição e da comunidade, o Festival Aralume promove palestras, oficinas e shows realizados por artistas e pesquisadores cearenses englobando diversas formas de manifestação cultural: música tradicional, danças populares, literatura de cordel etc.
Como produto artístico de culminância do Festival, o show Sons do Nordeste é também fruto de um cuidadoso processo formativo que envolve vários setores da instituição. Desde alunos e professores de música até técnicos de som e iluminação, produtores, animadores e a equipe de audiovisual, todos colaboram intensamente para a realização plena do evento.
Essa troca de conhecimentos entre os membros da Casa e os diversos profissionais convidados resulta em um grande show gratuito e aberto ao público, realizado na Sala de Concertos Mansueto Barbosa, na própria instituição. A edição de 2024 do Sons do Nordeste acontece no dia 15 de outubro, às 14h horas, celebrando a música popular nordestina e homenageando o Dia do Nordestino, comemorado em 8 de outubro. O evento contará com a participação de professores e alunos dos diversos cursos da Casa de Vovó Dedé, além de renomados cantores e instrumentistas da música nordestina.
Sob a direção musical de Ferreira Júnior e curadoria de Ewelter Rocha, a oitava edição do Sons do Nordeste apresenta um repertório que homenageia grandes compositores tradicionais do Nordeste, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jurandy da Feira. Ao mesmo tempo, destaca também o talento das novas gerações, incorporando obras de artistas como Caê, Renata Rosa e Rachel Reis, cujas composições se distinguem pela riqueza das sonoridades que mesclam elementos nordestinos e africanos. Além disso, esta edição valoriza as obras dos próprios artistas da Casa de Vovó Dedé, com canções como “Não Vou Deixar”, de Louise, integrante da Academia Aralume — outro projeto formativo da instituição —, “Rodopiar”, de Ewelter Rocha e Ferreira Júnior, e “Meu Terreiro” e “Riqueza Vem da Roça”, também de Ferreira Júnior.
O show Sons do Nordeste 2024 traz um elenco talentoso e diverso que promete emocionar o público com uma rica mistura de vozes e instrumentos. Nos vocais, Claudine Albuquerque, Dheyla Matias, Louise e Tahys Aguiar encantam com suas interpretações. No acompanhamento, temos Miquéias dos Santos no baixo, Vinny Proietti na guitarra, Elli Martins no teclado, Davison Miguel na sanfona, Ricardo Pontes na bateria, e Rodrigo Santos, Ozias Linhares, Quio Petrus e Deivi na percussão. Nos sopros, Samuel Castro e Erison Alves assumem a flauta transversal, enquanto Ferreira Jr no sax, Emerson Pereira no trompete, João Paulo Fernandes no trombone e Caio Ramires na tuba completam o conjunto. Nas cordas, estão Mariana Fernandes e Ana Lis Marques nos violinos, Robson Emerson na viola, Arthur Carlos no violoncelo e Gustavo Silvestre no contrabaixo. O evento conta ainda com o trabalho cuidadoso de toda a equipe técnica de som e vídeo da Casa de Vovó Dedé, garantindo uma experiência audiovisual impecável aos espectadores.
Acompanhe o Instagram @casadevovodede e visite o site: https://cvdd.com.br
Serviço:
O quê: VIII edição do Sons do Nordeste.
Quando: 15 de outubro de 2024.
Horário: A partir das 14hs.
Local: Rua Jerônimo de Albuquerque, 445, Barra do Ceará.