• sáb. set 21st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Casa de Cuidados: entenda o perfil e as atividades da unidade de transição

    Após hospitalização por doença crônica ou situações graves como infecção por covid-19, trauma ou acidente vascular cerebral (AVC), o paciente pode ficar com sequelas, não estando apto a retornar para o lar, mesmo após a alta. É nesse contexto que uma unidade de transição torna-se fundamental. A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), é uma estrutura que apresenta esse modelo.

    A função do equipamento, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), acompanha uma tendência mundial de desospitalização precoce, evitando lotação em unidades hospitalares de emergência a partir da rotatividade no atendimento, priorizando leitos para aqueles com quadros mais severos.

    A CCC iniciou o funcionamento em junho de 2021, em meio à pandemia, para auxiliar na recuperação e na transição – do hospital para casa – de pessoas acometidas pelo coronavírus. O local passou, depois, a oferecer reabilitação humanizada e multidisciplinar a residentes no Ceará em fase de tratamento de outros diagnósticos após alta ou sob cuidados prolongados.

    “É comum ligarem para o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) perguntando como fazer para transferir o paciente para a CCC e qual o valor do serviço. A transição é requisitada pela unidade hospitalar e validada por profissionais da Casa, que avaliam se aquela pessoa tem o perfil. A assistência não é paga, e sim mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a assistente administrativa Edivania Monteiro.

    O complexo, com 110 leitos, possui equipes multidisciplinares compostas por médicos(as), enfermeiros(as), fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos(as), terapeuta ocupacional, nutricionistas e psicólogos(as). Os profissionais seguem um Plano Terapêutico Individual com foco na qualidade de vida e na reintegração social dos usuários.

    Diferenças entre a CCC e os hospitais tradicionais

    Uma instituição de transição oferece estrutura diferente da de uma unidade de saúde convencional. Na CCC, há espaços para que pacientes realizem exercícios físicos – objetivando o fortalecimento muscular e, por consequência, a reabilitação. A atividade é supervisionada por fisioterapeutas.

    Na Casa, em algumas situações, é permitida a entrada de animais de estimação, mediante prévia autorização da equipe de saúde. A prática é proibida em hospitais comuns.

    Outro diferencial do equipamento estadual são os ambientes destinados para iniciativas lúdicas e sociais, estimulando o bem-estar de pessoas internadas, cuidadores e familiares.

    Tempo de internação

    O tempo de permanência do paciente em uma instituição de transição varia conforme a complexidade do quadro de saúde. Na CCC, a atuação de cuidadores – profissionais ou não – é imprescindível. Semanalmente, esses trabalhadores recebem capacitações no local.

    “Além disso, é realizado um treinamento de 40 horas, com entrega de certificado, sobre o manejo de quem depende de cuidados especiais”, afirma a gerente da Casa, Itala Oliveira.

    Informações quanto ao posicionamento do leito, à mobilização do paciente, à manutenção de instrumentos como sonda, à higiene e à alimentação, por exemplo, são repassadas aos cuidadores.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *