As intensas chuvas registradas nas últimas horas no Ceará, causaram transtornos para os cearenses. Inúmeros pontos alagamentos e moradores que precisaram deixar suas residências foram constatados no Estado. Por conta disso, o deputado estadual e presidente do PL Ceará, Carmelo Neto, anunciou algumas medidas que vai propor, enquanto parlamentar, para ajudar financeiramente as famílias que tiveram perdas materiais por conta do temporal.
Além disso, o deputado propôs a utilização do Centro de Eventos do Ceará ou o Ginásio Paulo Sarasate, ambos localizados em Fortaleza, para abrigar os cearenses que precisaram deixas suas residências em decorrência dos transtornos.
Apenas no fim de semana, de 7h do sábado, 10, até 7h deste domingo, 11, a Capital registrou 200 mm, segundo dados da Funceme. O número aumenta para mais de 250 mm quando o volume dos demais dias são contabilizados.
“As cenas mostram a falta de preparo dos governos estadual e municipal para mitigar danos e proteger a população que vive em área de risco”, afirmou Carmelo.
Todas as regiões cearenses estão sob alerta pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) da possibilidade de chuva forte.
“Lamentavelmente, os alagamentos são corriqueiros em Fortaleza e as providências já deveriam ter sido tomadas para que a população não sofra de tal maneira. Estou atento e à disposição, enquanto a nossa equipe está, neste momento, preparando as ações que me cabem como deputado estadual”, finalizou.
Confira os pontos propostos por Carmelo Neto:
1º) Estou solicitando o uso provisório do Centro de Eventos, do Governo do Estado, ou do Ginásio Paulo Sarasate, da Prefeitura de Fortaleza, para abrigar as famílias que precisaram deixar suas casas graças ao descaso do poder público local com a infraestrutura da cidade.
2º) Além disso, irei propor na Assembleia Legislativa uma ajuda financeira, de até 3 salários, às famílias de baixa renda desabrigadas que estejam sofrendo com os prejuízos materiais causados pelas chuvas. A população NÃO DEVE pagar o preço da falta de planejamento de nossos governantes.
3º) Também tratarei de oficiar a Prefeitura de Fortaleza e solicitar a apresentação do plano – se houver – de contenção de danos por desastres naturais. Isso é importante para que o Executivo esteja preparado para agir prontamente em possíveis novas intercorrências, uma vez que a quadra chuvosa ainda está iniciando.