A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta quinta-feira, 14, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 98/2023), de autoria do vereador Pedro Matos (PL), que batiza o nome do futuro Posto de Saúde da comunidade Verdes Mares, no bairro Papicu, de Liduína Maria Araújo, enfermeira com serviços prestados na capital cearense na saúde e na formação de profissionais por meio do trabalho realizado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
“Liduína dedicou sua vida à saúde pública, atuando como enfermeira no Instituto Doutor José Frota e no Frotinha da Messejana por 21 anos, então é uma forma de reconhecer sua atuação na área em prol dos fortalezenses”, destaca.
Localizado na rua Ramos Botelho, 601, a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) é uma demanda antiga dos moradores da comunidade. Com 17% dos serviços executados, as intervenções estão dentro do cronograma de obras elaborado pela Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza (Seinf) e tem conclusão prevista para março de 2024.
“Esse posto vai preencher uma lacuna na comunidade, que não vai mais sofrer com o deslocamento para o Posto de Saúde, pois eles terão um bem próximo do seu lar. É uma conquista dos líderes que participaram das reuniões do Plano Diretor, em parceria com o nosso mandato e também com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, em prol dos moradores da comunidade Verdes Mares”, frisa Pedro Matos.
O novo posto vai contar com sala de espera, consultórios, sala de vacinas, farmácia, sala de observação, sala de coleta, sala de procedimentos, banheiros com acessibilidade, dentre outros espaços que irão beneficiar tanto a população como os funcionários das novas unidades de saúde.
Biografia da homenageada
Liduina Maria Araújo (1951-2021), nasceu no Município de Irauçuba-CE, em 17 de julho de 1951. Em 1977, graduou-se em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e obteve pós-graduação e mestrado na área. A profissional foi professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e atuou como profissional no Instituto Doutor José Frota e o Frotinha da Messejana.
Liduina faleceu no dia 5 de junho de 2021, aos 69 anos.