A CAIXA Cultural Fortaleza realiza a Oficina Virtual Processo de Criação da Exposição Carolinas, que integra a programação da mostra em homenagem a Carolina Maria de Jesus, uma das mais relevantes artistas e escritoras do Brasil. A atividade, que acontece virtualmente no dia 18 de janeiro, às 19h, vai possibilitar ao público conhecer parte do legado literário de Carolina Maria de Jesus em conexão com suas raízes africanas e com as produções artísticas de outras “Carolinas” do Estado do Ceará.
As inscrições podem ser feitas de forma online através do site da CAIXA Cultural Fortaleza no link: https://bit.ly/3SbUCet e tem capacidade para 100 pessoas. Podem participar profissionais da cultura, educadores, artistas e demais públicos interessados no tema. O link de acesso à sala virtual será enviado para o e-mail indicado no ato da inscrição.
Ministrada pelas curadoras da exposição, Raffaella Fernandez e Nicole Machado, a oficina pretende mostrar que, a partir das obras da artista Carolina Maria de Jesus, é possível problematizar o fazer artístico negro-centrado como um fazer que pode ser tanto estético quanto político. “A oficina vai permitir ainda o debate sobre artes, gênero e etnia, racismo, empoderamento feminino e lugar de fala em voga no país, evidenciando o poder e a importância das produções artísticas realizadas pelas sensibilidades e pensamentos de mulheres negras”, explica a curadora Nicole Machado. Durante duas horas, as curadoras também vão apresentar ao público o cosmograma bacongo, o tempo espiralar e os adinkas africanos, elementos que serviram de base de sustentação para a elaboração do projeto curatorial da exposição Carolinas.
Sobre as curadoras
Nicole Machado pós-graduanda em Ensino de História e América Latina e graduada em Mediação Cultural pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Como pesquisadora possui foco nos temas da mediação e das relações interculturais, étnico-raciais, de gênero e sexualidades.
Raffaella Fernandez é pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP e compõe o conselho editorial da Companhia das Letras que está organizando e publicando a obra completa de Carolina Maria de Jesus. É pós-doutora em Estudos Culturais e Decolonialidade pelo PACC/UFRJ (2020). É autora de “A poética de resíduos de Carolina de Jesus”, resultado de sua pesquisa de doutorado em Teoria e História da Literatura pela Universidade de Campinas (Unicamp).
Exposição Carolinas
Com entrada gratuita, a mostra conta com instalações, pinturas, obras visuais, slam e poemas de artistas negras cearenses, as “Carolinas contemporâneas”, cujas obras são influenciadas por Carolina de Jesus. São elas: Alexia Ferreira, Ana Aline Furtado, Dhiovana Barroso, Dinha Ribeiro, Francisca Oliveira, Sarah Forte, Renata Felinto e Pretarau – Sarau das Pretas. A exposição conta também com um poema inédito da atriz e slammer carioca Rainha do Verso.
O público vai ter a chance de conferir o espólio artístico-literário de Carolina Maria de Jesus, além de fotografias, manuscritos, composições musicais, capas de livros, matérias jornalísticas, documentários e alguns trabalhos ainda inéditos da escritora. O objetivo é reforçar ainda mais a pluralidade de suas produções e de sua trajetória.
A visitação acontece de dia 4 de fevereiro, de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h. A exposição “Carolinas”, que é uma realização da Via Press Comunicação, integra a temporada 2023/2024 do Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
Serviço:
Oficina Virtual Processo de Criação da Exposição “Carolinas”
Local: Sala zoom
Data: 18 de janeiro de 2024
Horário: 19h às 21h
Carga horária: 120 min.
Inscrições: site da CAIXA Cultural Fortaleza no link: https://bit.ly/3SbUCet.
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 100 participantes
Serviço:
[Artes Visuais] Exposição “Carolinas”
Realização: Via Press Comunicação
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Visitação: até 4 de fevereiro de 2024
Horários: 10h às 20h (terça a sábado); 10h às 19h (domingos e feriados)
Entrada Franca
Informações: (85) 3453-2770 / Site da CAIXA Cultural
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso a pessoas com deficiência