A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta a exposição “50 Anos Ferreira de Arte”, com obras do artista plástico pernambucano José Ferreira de Carvalho. A mostra inédita na cidade comemora meio século de dedicação à arte por Ferreira e revela várias fases do artista em diversos períodos estilísticos nas 50 obras que estarão expostas. A abertura da exposição acontece no dia 6 de fevereiro às 19h, e tem acesso gratuito.
A mostra traz um recorte de obras do Mestre Ferreira em seis períodos estilísticos nas séries: Naif; Eu e os Mestres; Cerâmicas; Satye, Abstrata e Amazônia, retratando várias fases de produção, e mostrando as várias técnicas que Ferreira utiliza para interpretar seus pensamentos concretizados em suas telas, painéis, cerâmicas, louças e desenhos.
As obras transmitem as mais diversas sensações através de traços marcantes em cores fortes e reproduzem as interpretações únicas, culturais e estilísticas de Ferreira por meio das telas e esculturas. A curadoria da exposição é do desenhista e restaurador Fernando Guimarães Tavares Júnior, que comenta que “nesses trabalhos, as cores vibrantes saltam aos nossos olhos e é facilmente comparável a um show pirotécnico. ” O curador afirma ainda que as obras do artista evidenciam os mais sinceros registros de uma sociedade tipicamente nordestina como feiras, danças, jogos e brincadeiras infantis.
O projeto cultural é apresentado em Fortaleza pelo Ministério da Cultura e CAIXA Cultural, incentivado pela Lei Rouanet e conta com o apoio da CAIXA; no patrocínio Toyota é Toyolex, Atiaia Renováveis e MV, Mais Valor para a Saúde. Realização: Métron Produções, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.
Sobre o artista
José Ferreira de Carvalho, conhecido simplesmente por Ferreira, é pernambucano, já foi jogador de futebol, e começou a pintar a pedido do seu pai, que, doente, e vendo o filho dedicar muito tempo da sua vida a ele, orientou Ferreira a comprar uma tela e tinta. Ferreira acolheu o pedido do pai e virou um artista plástico que passeia por várias linguagens.
Autodidata, iniciou os seus primeiros desenhos em 1964. Frequentou a Escolinha de Artes, Atelier Livre e a Escola de Belas Artes da Universidade de Pernambuco, e em novembro de 2022, entrou para a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, assumindo a titularidade da cadeira n.º 31 com privilégio de ser patroneada por Ademir Martins.
O artista já morou e expôs na França, e entre as dezenas de exposições, sua obra já percorreu por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília, João Pessoa, Maceió, Recife e Olinda, além de países como França e Portugal.
Serviço
Exposição 50 Anos Ferreira de Arte
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Abertura da exposição: 6 de fevereiro (terça-feira) – 19h.
Visitação: 7 de fevereiro a 7 de abril.
Horários: de terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso a pessoas com deficiência.
Informações: (85) 3453-2770 / site da CAIXA Cultural / @caixaculturalfortaleza / (85) 97050974 ou (81) 994180025 / site: www.50anosferreiradearte.com.br