• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Café da manhã do Vila Marola tem encantado a exigentes paladares no hotel da Taíba por sua variedade e técnicas francesas

Quem nunca ouviu falar que o café da manhã é a principal refeição do dia? Pode-se até arriscar dizer que o café da manhã determina o dia de cada um de nós. E se tiver uma mesa farta, com produtos naturais, menu elaborado seguindo técnicas da culinária francesa e uma vista linda e privilegiada para o mar? É com esse cuidado que o chef Albertino Araújo recebe os hóspedes e também clientes que chegam no hotel Vila Marola, na Taíba – CE, em busca de uma experiência única nas primeiras horas do dia. Afinal, são quase 40 itens disponibilizados em buffet, além de um cardápio que oferece preparo na hora, a exemplo do queijo assado, tapiocas, crepiocas, crepes, omeletes, ovos (preparados conforme a preferência do hóspede) e waffles.

“Acredito que os crepes clássicos franceses, os waffles e frutas como abacate guarnecido de tomates, cebola e limão, além das rabanadas com açúcar e canela, podem ser itens que diferenciam nosso café da manhã na praia. Com certeza, a principal diferença está no preparo cuidadoso, feito com técnica e o uso apenas de produtos frescos e produzidos na casa. Nada é industrializado e nós produzimos nossos bolos e biscoitos”, reforça o chef. Consciente em movimentar a economia local, a grande maioria dos produtos utilizados na cozinha do hotel é comprada na própria Taíba. A exceção é para o creme de leite fresco e especiarias, cujas compras são feitas na capital cearense.

Funcionando das 7:30 às 10 horas, diariamente, o café da manhã (a exemplo de outras refeições e eventos gastronômicos realizados no Bar da Praia), é aberto ao público. Visitantes pagam R$ 64,90 e crianças abaixo de 12 anos de idade, 50% desse valor. Entre os itens no buffet fixo, destacam-se frutas, geleias, mel, creme de avelã, cream cheese, cereais, biscoitos caseiros, pães, frios, sucos, bebidas quentes e pratos quentes. Albertino Araújo explica que ele e sua equipe (sete pessoas trabalham na cozinha) estão preparados para atender pessoas que tenham intolerância a lactose ou outro tipo de restrição alimentar. “Basta que nos informe para prepararmos pratos à base de leite de coco ou amêndoas, por exemplo.”

E dentre tantas opções, sempre há um queridinho que quem prova, aprova e vai pedir novamente. É a omelete, cujo preparo difere do oferecido na maioria dos estabelecimentos da região. “A nossa omelete segue a técnica francesa, original, deixando-a extremamente cremosa por dentro. É, sem dúvida, um dos itens que os hóspedes mais se surpreendem”, comenta Albertino. O hotel trabalha com dois padrões de cardápio, um para o primeiro e outro para o segundo semestre, devido aos públicos distintos (brasileiros e europeus, respectivamente). Entretanto, as frutas e alguns preparos são modificados o ano inteiro, conforme a época, para ter sempre os produtos mais frescos e de melhor qualidade no cardápio.

Com formação técnica em cozinha e confeitaria francesa, o chef Albertino Araújo faz com que a equipe siga à risca a elaboração de cada prato de acordo com as fichas técnicas, do mais simples ao mais elaborado. “Isso gera padrão e permite o correto controle de custos, além de não deixar que as produções sejam feitas de forma errada ou diferente quando mudamos o executante. Técnicas e fichas técnicas não são negociáveis. Tem que ter e tem que seguir”, reforça. Graduado em Gastronomia, formado pela Le Cordon Bleu Paris (Grand Diplôme®️), fundador do L ́École Casa de Gastronomia em Fortaleza, pós-graduado em Docência em Nível Superior de Gastronomia e professor na Unichristus das disciplinas de Cozinha Francesa e Confeitaria II (pâtisserie), ele conseguiu imprimir um diferencial importante na cozinha do Vila Marola.

Falando em padrão, as únicas exceções que o hotel abre, para servir o café da manhã ou outra refeição no quarto, são em casos especiais, como idosos, bebês ou pessoas com dificuldade de locomoção. “Nesses casos específicos, levamos a mesa de apoio para um café na varanda. Mas dentro das acomodações não autorizamos, porque não dispomos de mesas para tal e como nossos enxovais são de primeira linha, (toalhas e lençóis de fio egípcio, por exemplo), o risco de danificar é grande, além também do risco de atrair pragas”, explica Albertino. Pelo fato do hotel ser estilo rústico/elegante e integrado à natureza, as louças e instrumentos utilizados nas refeições são todos de cerâmica ou bambu.

Embora não seja exclusividade, mas é um público fiel, os kitesurfistas e famílias de outros países que se hospedam no Vila Marola gostam de apreciar alguns itens específicos. Eles buscam por frutas e sucos tropicais, abacate, lentilhas e ovos, além dos bolos caseiros. “Para esse público utilizamos sempre linguiças defumadas (sem a pele), lentilhas, grão de bico, chilli, bacon (bem sequinho), tudo preparado com muita técnica, pouca gordura e temperos naturais”. O chef segue explicando: “A rotina dos praticantes do kitesurf é diferenciada. Café da manhã bastante reforçado e, depois, velejar. Então só retornam para uma nova refeição por volta das 16 horas, daí a importância de um café de alto padrão, balanceado, com proteínas e bem elaborado”.

E para quem ainda tem dúvida da importância do café da manhã, o chef Albertino ressalta que se trata também de uma questão metabólica, psicológica e de interação social do hóspede: “É o momento de reativação de todo o organismo, é o primeiro contato em grupo com as pessoas e é o momento em que, às vezes, até de maneira inconsciente, o hóspede avalia o hotel em todos os aspectos: recepcionistas, qualidade de cozinha e do atendimento, higiene, conforto (qualidade da música, iluminação, ventilação, etc.). Em geral, definirá seu humor para o resto do dia. Por tudo isso, temos especial atenção à produção e atendimento do café da manhã”, conclui o chef e gerente do Vila Marola, Albertino Araújo.

Serviço:
Hotel Vila Marola
Endereço: Rua Beira Mar, 100, Taíba, São Gonçalo do Amarante/CE
Contato: (85) 99432-7496
Instagram: @vilamarola

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *