Engajada em ajudar a criar um mundo melhor, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (ONU) até 2030, a plataforma on-line de promoção do inglês para instituições de ensino, YourAccess, lançou o Changemaker. Em sua segunda edição, o projeto utiliza tecnologia de gameficação para levar o entendimento a estudantes do mundo sobre questões mundiais complexas de uma forma divertida e significativa. A participação é gratuita durante todo o processo.
“O projeto é muito envolvente e já possui escolas da Austrália, Coreia e Reino Unido confirmados. Em nossa primeira edição, foram mais de 40 escolas, 200 equipes, 600 estudantes e 80 vídeos enviados no final. Queremos reproduzir o programa, sempre com o objetivo de impactar positivamente a educação, formar cidadãos conscientes e comprometidos com a criação de um mundo melhor”, declara a CEO e fundadora do YourAccess, Bruna Tadross.
Para a ONU, conforme a própria página na web da instituição, o mundo precisa ser um lugar melhor para morar. Por isso, desenvolveu os 17 ODS para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
De acordo com Bruna, o Changemaker funciona da seguinte maneira: ao entrar na plataforma, os usuários são apresentados a um ambiente parecido com o jogo de tabuleiro “monopoly”. Eles passam por diversas situações que exigem tomada de decisões baseadas em sociedade, economia e educação que são capazes de melhorar ou piorar o mundo.
“As inscrições para o Changemaker vão até o dia 25 de novembro. Entre janeiro e abril, os estudantes poderão acessar conteúdos de apoio relacionados aos 17 ODS, design thinking, entre outros materiais ricos e motivadores. No total, são mais de 15 horas certificadas para o itinerário bilíngue”, completa Bruna.
O Changemaker foi desenvolvido em parceria com a empresa japonesa Imacocollabo, com apoio do The Global Goals, Unicef, ONU e MIT. As escolas competem entre si e, no final, cada equipe deve fazer um discurso com reflexões e sugestões viáveis para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Todos os participantes ganham o selo YourAccess Changemaker, com a participação de apoiadores de várias partes do mundo, as instituições recebem reconhecimento internacional.
Todas as escolas podem participar. As inscrições vão até 25 de novembro, mas quem tiver se inscrito até o dia 15, receberá o kit pedagógico exclusivo de preparo para o Game Os apoiadores do Changemaker sãoUNICEF, Gerando Falcões, Layers Education, Diário Escola, Instituto Singularidades, the Learning Planet, Mastertech, SOMAS, Sustainable Development Goals e the World’s Largest Lesson.
Para mais informações, acesse https://link.layers.education/Changemaker.