• dom. abr 6th, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Brasil encerra participação no Consenso de Genebra e anuncia novas relações com mecanismos internacionais em defesa dos direitos humanos

Cooperação internacional com o Compromisso de Santiago e a Declaração do Panamá integram a agenda progressista em garantia de direitos; entendimento vem dos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, das Mulheres, da Saúde e das Relações Exteriores.

A troca de informações e de experiências do Brasil com a comunidade internacional para as políticas em direitos humanos ganham uma nova perspectiva a partir de 2023. Por intermédio de uma nota conjunta, os ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); das Mulheres; da Saúde e das Relações Exteriores anunciam, nesta segunda-feira (16), a saída do governo brasileiro da Declaração do Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento das da Família. 

“O Governo brasileiro decidiu atualizar o posicionamento do país em fóruns e mecanismos internacionais que tratam da pauta das mulheres, com o objetivo de melhor promover e defender os mais altos padrões dos direitos humanos e liberdades fundamentais, em linha com a legislação brasileira e os compromissos assumidos pelo país no plano regional e multilateral”, afirma a nota.

No documento divulgado à imprensa, consta a sinalização de inclusão do Brasil no Compromisso de Santiago e na Declaração do Panamá. Tais mudanças no diálogo com instrumentos internacionais de proteção aos direitos humanos oferecem uma visão de defesa dos direitos das mulheres em consonância com a legislação brasileira vigente e descartam a visão conservadora ligada à pauta de costumes. 

A publicação do governo federal defende que o Compromisso de Santiago e a Declaração do Panamá representam ferramentas valiosas para a coordenação e a promoção de políticas a fim de garantir os direitos das mulheres no âmbito regional e hemisférico. Nesse sentido, a associação com tais mecanismos visam ao fortalecimento no intercâmbio de informações técnicas e à potencialização para cooperações multilaterais com o objetivo de preservar a garantia de direitos, a justiça social e a reconstrução da agenda brasileira em direitos humanos. 

Leia a íntegra da nota conjunta 

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *