• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Brasil é o segundo país do mundo em estresse no trabalho

Em uma sociedade cada vez mais moderna, tecnológica e acelerada, e um mercado muito competitivo por negócios e profissionais, as pessoas tendem a deixar de lado o cuidado com a saúde. Isso é perceptível, quando o assunto é saúde mental. O número de casos vem aumentando no decorrer dos anos.

No ano de 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram a campanha Setembro Amarelo, com o intuito de conscientização e valorização da saúde mental.

Nos últimos anos, há o crescimento do entendimento em conversar sobre a importância de cuidar-se psicologicamente. A relevância do tema não está ligada somente às pessoas. Cada vez mais, as empresas entendem que é importante ter uma cultura e um ambiente de trabalho saudável, com qualidade para os colaboradores.

Síndrome de Burnout

Em meio a modernidade atual, manter uma carreira sólida pode, algumas vezes, ser estressante e desgastante, ao ponto de desenvolver a síndrome de burnout. Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a síndrome como uma condição de saúde relacionada a trabalho, entrando para a categoria de doenças ocupacionais. Ainda de acordo com a OMS, os problemas relacionados à saúde mental no trabalho resultam na perda anual de US$ 1 trilhão.

Em 2016, um estudo da Escola de Economia de Londres apontou que o Brasil perde US$ 63,3 bilhões por questões relacionadas a depressão, estresse, quadro de ansiedade, entre outros fatores psicológicos.

De acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome, e, segundo a International Stress Management Association (Isma), em meio a números de 2018, o Brasil ocupa a segunda colocação em casos diagnosticados em todo o mundo, perdendo somente para o Japão.

Em Fortaleza, a Monge Urbano, desde 2019, ensina e divulga programas, palestras e workshops sobre mindfulness voltados para o aprimoramento das relações interpessoais, redução do estresse e da ansiedade, prevenção ao esgotamento físico e mental no trabalho (burnout) e a melhoria do foco e da produtividade pessoal.

Segundo Henrique Cardoso, professor e sócio da Monge Urbano, as corporações devem garantir uma saúde mental para os colaboradores.

“Embora cada contexto de trabalho exija medidas específicas, em geral, a empresa deveria: garantir uma carga laboral compatível com os recursos disponíveis e a competência do profissional; treinar os colaboradores e líderes para melhorar as habilidades de relação e comunicação interpessoal; promover a saúde mental e a segurança psicológica com ações visando à redução do estresse, da ansiedade e à prevenção do esgotamento físico, mental e emocional (burnout) do trabalhador. Sempre é bom lembrar que produtividade e bom atendimento aos clientes são incompatíveis com equipes ansiosas, estressadas e esgotadas física e mentalmente”, afirma.

Porém, os funcionários devem observar a sua própria saúde a fim de evitar a síndrome de burnout. Ainda de acordo com Cardoso, no âmbito pessoal, é preciso buscar um equilíbrio saudável entre trabalho, família e lazer.

“No âmbito pessoal, é preciso buscar um equilíbrio saudável entre trabalho, família e lazer. Basicamente, evitando levar trabalho para casa e criando condições para uma boa noite de sono e descanso. Isso exige cuidados com a saúde física, nutricional e mental. Por exemplo: praticar esportes que trabalhem tanto a força quanto a resistência física e a consciência corporal; priorizar uma alimentação saudável incluindo alimentos preferencialmente frescos, secos e sem conservantes; cuidar da mente praticando mindfulness, meditação, Yoga, Tai chi, Qigong ou fazendo psicoterapia”, finaliza.

Serviço:

  • Brasil é o segundo país do mundo em estresse no trabalho
  • Monge urbano e trabalho adequado com os funcionários
  • Site: https://encr.pw/LyerM
  • Instagram: @mongeurbano.oficial
  • Contato: (85) 9267-3535 – Henrique Cardoso

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *