Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, os moradores e visitantes de Fortaleza terão a oportunidade de utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas Bicicletar de forma gratuita. A ação tem como objetivo principal incentivar a prática da mobilidade ativa, reforçando a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar.
Durante o dia 7 de abril, o sistema Bicicletar conta com passe livre para todos os usuários. Ao todo, 1.600 bicicletas estarão disponíveis em 270 estações, incluindo 253 estações adultas e 17 estações infantis, distribuídas em pontos estratégicos da cidade.
De janeiro a março de 2025, o Bicicletar registrou 297.912 viagens. Os dados evidenciam que, além de ser uma alternativa sustentável de mobilidade urbana, o uso das bicicletas também contribui para a promoção da saúde e do lazer na cidade. “Queremos lembrar que pequenos hábitos, como escolher a bicicleta para um passeio ou deslocamento, fazem diferença na saúde física e mental. Pedalar melhora a circulação, ajuda no condicionamento físico e reduz o estresse”, destaca o gerente de operações da Serttel, Bruno Silva.
As estações mais movimentadas do Bicicletar em Fortaleza incluem:
Estação 15 – Náutico
Estação 14 – Aterro Praia de Iracema
Estação 13 – Aterrinho da Praia de Iracema
Estação 200 – Mercado dos Peixes
Estação 221 – Hotel Mareiro
Como funciona a ação em Fortaleza
A ação, promovida pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Serttel, visa incentivar o uso da bicicleta como forma de transporte e para a promoção de hábitos saudáveis. A gratuidade será válida por tempo limitado, oferecendo à população a chance de experimentar o sistema Bicicletar e adotar a bicicleta em sua rotina.
Como utilizar
Para participar, basta baixar o aplicativo do Bicicletar (disponível na Play Store e App Store) e realizar o cadastro. O usuário deverá registrar um cartão de crédito para fins de validação da conta, mas não haverá cobrança pelo uso das bicicletas no dia 7 de abril.
O uso gratuito seguirá as regras do sistema, com viagens limitadas a até 60 minutos por vez, sendo necessário um intervalo de 15 minutos entre cada retirada.