• qui. abr 3rd, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Benefícios da atividade física para o joelho

VFX Joint and Knee Pain Augmented Reality Render. Close Up of a Person Experiencing Discomfort in a Result of Leg Trauma or Arthritis. Massaging the Muscles to Ease the Injury.

Muito se falou sobre a lesão, e consequente cirurgia, do atacante Gabriel Jesus. Durante o jogo entre Brasil e Camarões, pela Fase de Grupos da Copa do Mundo FIFA 2022, Jesus machucou o menisco e sofreu uma lesão parcial do ligamento colateral do joelho.

No futebol, por tratar-se de um esporte de impacto e contato, esse tipo de lesão é uma das mais comuns, contudo, o esporte em geral é um grande aliado no tratamento de diversos problemas e dores no joelho.

“O desequilíbrio muscular é a causa mais comum de dores no joelho e o fortalecimento da musculatura do órgão é o principal fator preventivo, tanto das dores como de futuras lesões”, explica o especialista em cirurgia do joelho Dr. Luciano Peres, Ortopedista e Traumatologista do Hospital Albert Sabin (HAS).

Pessoas que praticam atividades físicas regulares, aumentam e tonificam toda a musculatura das pernas e da região do joelho, diminuindo drasticamente as chances de lesões.

Hoje em dia, a maioria dessas lesões são tratadas por meio de programas de reforço muscular, fisioterapia e com reabilitação adequada. “Contudo, em casos mais graves é necessária a intervenção cirúrgica, que evoluiu muito quanto às técnicas e são bem menos invasivas”, diz o ortopedista.

O diagnóstico e indicação do tratamento, inclusive quanto à necessidade ou não de cirurgia, são feitos através de exames físicos e de imagens, como radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e outros.

Pacientes com qualquer tipo de dor, trauma e/ou edema devem procurar sempre o serviço médico para a avaliação com um especialista. “Lembrando que quanto mais precoce o diagnóstico for realizado, maiores as chances de pleno reestabelecimento e menos complexo será o tratamento”, finaliza o Dr. Peres.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *