• qui. abr 3rd, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Auxílio-acidente: quais são os principais mitos e verdades sobre o benefício?

O auxílio-acidente é um benefício previdenciário concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a trabalhadores que sofrem acidentes e ficam com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho. No entanto, muitas dúvidas ainda cercam esse benefício, como: quem tem direito, como é calculado e como funciona na prática. Pensando nisso, a DS Beline, empresa especializada em fornecer suporte a pessoas que sofreram acidentes, reuniu alguns dos mitos mais comuns e esclarece essas dúvidas.  

“O auxílio-acidente é uma compensação paga ao trabalhador que sofre um acidente e fica com sequelas permanentes que afetam sua capacidade de exercer suas atividades profissionais. Ele não impede que a pessoa trabalhe, mas busca minimizar as limitações causadas pela lesão, ajudando a cobrir despesas com tratamento e reabilitação”, explica Caroline Alves, Head de Planejamento da DS Beline.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o auxílio-acidente, é importante lembrar que ainda existem muitos mitos e verdades sobre o tema. Confira:  

  • O auxílio-acidente é pago para qualquer tipo de sequela? Verdade! O benefício é concedido a trabalhadores que ficam com sequelas permanentes que impactam sua capacidade de trabalho. Mesmo pequenas sequelas podem garantir o direito, desde que comprovada a redução da capacidade laboral. 
  • O auxílio-acidente é vitalício? Mito! O auxílio-acidente não é pago por toda a vida. Ele é concedido até o momento da aposentadoria do trabalhador. Ao se aposentar, o benefício é cessado.  
  • É possível receber o auxílio-acidente e continuar trabalhando? Verdade! O auxílio-acidente pode ser acumulado com o salário de um novo emprego. O benefício funciona como uma compensação pelas limitações causadas pelo acidente, mas não impede que a pessoa continue trabalhando.  
  • O auxílio-acidente é pago no mesmo valor do salário que o trabalhador recebia? Mito! O valor do auxílio-acidente não corresponde ao salário integral. Ele é calculado como um percentual do salário de benefício, conforme as regras do INSS.  


 

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *