• seg. set 30th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Automedicação: Riscos do uso exagerado dos “Kits Ressaca” durante a folia

    ByJordan Vall

    fev 10, 2024

    A festa mais popular do Brasil está chegando e muita gente foca nos preparativos para curtir os quatro dias de folia. Para não perder o ritmo, entram os famosos “kits ressaca”, cada vez mais comuns nas farmácias. Compostos de várias medicações combinadas, os tais kits prometem neutralizar os efeitos do álcool e do pouco descanso no organismo e recuperar o corpo o mais rápido possível para mais algumas horas de folia. 

    Segundo a professora do curso de farmácia da Wyden e do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Rayssa Bueno, o problema é que, ao usar vários medicamentos ao mesmo tempo, é possível desencadear uma interação medicamentosa grave no corpo, levando a problemas de saúde bem piores do que uma ressaca.

    De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, algumas combinações são arriscadas como o uso de analgésicos e álcool que podem causar irritação da mucosa do estômago, hemorragia gastrointestinal, tonturas e perda da coordenação motora. Outra combinação que não se deve fazer é de antiácido e contraceptivo oral (anticoncepcional), pois reduz o efeito do contraceptivo pela diminuição da absorção pelo organismo.

    Superdoses


    A superdosagem de medicamentos é outro agravante que pode prejudicar a saúde dos foliões. Doses além das recomendadas do paracetamol (analgésico e antitérmico), por exemplo, podem causar lesões no fígado. Se for utilizado junto com anti-inflamatórios, a combinação pode aumentar as chances de intoxicação.

    Já doses muito altas de dipirona sódica (analgésico e antitérmico) podem causar alergias e alterações sanguíneas. E, se o medicamento ingerido em grande quantidade for o ácido acetilsalicílico (analgésico e anti-inflamatório), os sintomas possíveis são náuseas, vômitos, diarreia, dor de estômago, gastrite, hemorragia gástrica e urticárias. O uso prolongado e em dose excessiva pode predispor a danos renais. Outro risco é o de induzir crises em pacientes propensos a asma.

    Rayssa Bueno defende que buscar orientação profissional é a principal forma de utilizar os medicamentos corretamente e evitar problemas. “É preciso se informar. Converse sempre com o farmacêutico de plantão. A combinação de álcool e medicamentos traz riscos e a moderação, tanto no uso de álcool como no de medicamentos, pode salvar vidas”, finaliza.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *