Com o aumento no número de incêndio em casas e apartamentos no Ceará, os seguros residenciais estão deixando de ser vistos como luxo para se tornar uma necessidade. A função dessa modalidade é proteger os contratantes financeiramente dos imprevistos, como explosões de qualquer natureza, quebra de vidros, responsabilidade civil familiar e outros.
“As pessoas estão começando a ter consciência sobre a importância do seguro residencial na vida delas, e isso é muito bom. A maioria está descobrindo agora que esse tipo de seguro não é apenas para quando o pior acontece. Ele pode ajudar com adversidades do dia a dia, como danos elétricos e hidraúlicos, impacto de veículos, assistência a pets e reparo de eletrodomésticos”, explica Meline Sousa, corretora de seguros da GFT Credmais.
Ter a responsabilidade civil familiar dentro do plano é uma cobertura essencial para quem tem filhos pequenos ou animais de estimação, porque qualquer dano financeiro que eles possam vir a causar a terceiros vai estar coberto. Caso a criança quebre a janela do vizinho jogando bola, por exemplo, os pais serão ressarcidos para pagar os reparos necessários.
Além disso, os imóveis podem ser assegurados de duas formas: os objetos que estão dentro da casa/apartamento (como eletrodomésticos, móveis, jóias e outros) ou a estrutura em si (telhado, paredes, janelas, etc), ou os dois. Nesses contextos, o preço do seguro depende de fatores como a localização, valor da moradia e dos bens em seu interior.
“Alguns locais obrigatoriamente têm seguros residenciais, como propriedades alugadas ou prédios. Porém, os seguros de locais alugados costumam ser básicos e não cobrem os bens materiais do locatário. Já nos prédios, o serviço contratado é apenas para as áreas comuns dos moradores, ou seja, o apartamento e conteúdo não estão inclusos caso ocorra um acidente”, completa Meline Sousa.
As pessoas também podem solicitar um pacote personalizado oferecido pelas corretoras de seguro, como a GFT Credmais. Nesse caso, os serviços podem ser estendidos para dedetizações, guarda de animais domésticos, jóias, relógios, obras de arte e até mesmo assistência de celulares e computadores dos moradores da casa.