Jandira Martins Faleceu aos 78 anos nessa segunda feira (29) em consequência de sérias complicações em seu tratamento de câncer de pulmão . A notícia sobre seu falecimento foi divulgada hoje terça feira (30) através das redes sociais do ator Marcus Caruso que era um grande amigo de Jandira e publicou um texto em seu instagram sobre a atriz. ” Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim sinto com a sua partida”. Declarou o ator.
Nascimento e Carreira
Nascida em 10 de julho de 1945 no município de Santos em São Paulo, Jandira Lúcia Lalia Martini foi uma atriz, autora, diretora e produtora teatral brasileira. Iniciou sua carreira na televisão no ano de 1966 , e obtendo maior destaque no ano 1987 na novela da Rede Globo Sassaricando interpretando a personagem Teodora Abdala Varela. A atriz também possui outros papéis de destaque em novelas como O Clone, interpretando Zoraide, América, interpretando Odaléia, Caminho das Índias dando vida a personagem Puja Hitid, entre outros destaques. Jandira também se destacou como autora pela obra Porca Miséria, obra na qual ela escreveu juntamente com o ator e escritor Marcos Caruso e juntos os dois ganharam o prêmio Shell de melhor autor(a).
Últimos trabalhos
Seus últimos trabalhos no cinema foi nos filmes Chorar de rir(2019), como Julieta, 10 horas para o Natal(2020), interpretando Vó Nena, e uma Pitada de Sorte(2022) ,como Gina. No teatro suas últimas atuações foram nas peças Prof!Profa!(2013) e Em Busca do Bonde Perdido(2020), e como autora foi em Operação Abafa(2006).