A menopausa, um período frequentemente desafiador para as mulheres acima dos 45 anos, é caracterizada pelo fim do ciclo menstrual e o início de sintomas como ondas de calor, irritabilidade, cansaço e dificuldades para dormir. No entanto, essa fase não precisa ser sinônimo de sofrimento. A inclusão de atividades físicas pode reduzir a intensidade dos sintomas e promover o conforto e bem-estar emocional. Atenta a essa necessidade, a academia BodyTech, em Fortaleza, oferece atividades específicas que prometem resultados positivos e podem até auxiliar no tratamento dessa fase.
“A mulher tende a perder densidade óssea e massa muscular durante a menopausa, o que pode resultar em problemas articulares e inflamações, como osteoporose, sarcopenia e reumatismos. A atividade física é essencial para mitigar esses efeitos”, explica o profissional de Educação Física Isaac Silva, que observou melhorias significativas nas alunas que adotaram exercícios físicos em diferentes estágios da menopausa.
“As alunas relatam menos dores articulares, melhora no tônus muscular, maior disposição e metabolismo acelerado, pois durante a menopausa, as mulheres costumam ganhar peso e enfrentar insônia e depressão. A atividade física, no entanto, também reduz o risco de doenças cardíacas, fortalece os ossos e combate as mudanças de humor e nervosismo comuns dessa fase”, detalha o professor Isaac.
A médica Dulce Barreto, de 73 anos, admite que a inclusão de atividades físicas traz, sim, diversos benefícios à saúde, desde que praticadas regularmente. “Com o envelhecimento há grande necessidade de se evitar a sarcopenia (perda de força e massa muscular), quando a fragilidade aumenta, a probabilidade e os riscos de quedas e fraturas são maiores. Por isso, pratico exercícios que, aliás, libera a endorfina, o hormônio da felicidade, para a promoção do humor e bem-estar, evitando a tendência à depressão, tão presente em idosos”, justifica a médica.
Para enfrentar as intensas atividades do cotidiano, incluindo plantões em hospitais, clínicas e aulas, a Dra. Dulce encontra nos exercícios sua dose diária de vitalidade. “Todos visam a saúde. Eu pratico bike-indoor, musculação e complemento com exercícios aeróbicos e de resistência”, detalha ela. Além disso, aconselha: “Os pais deveriam incentivar suas filhas a praticar esportes desde cedo, assim não teriam dificuldades quando chegassem à menopausa e à velhice”.
Com esse exemplo de vida ativa e saudável, Dra. Dulce Barreto serve de inspiração para que outras pessoas, especialmente mulheres, adotem um estilo de vida que promova longevidade e qualidade de vida, ressaltando a importância da atividade física em todas as fases da vida.