Listada entre as 11 instituições homenageadas durante a realização da primeira edição do Prêmio Otimista de Sustentabilidade, a Associação Caatinga recebeu o prêmio na última terça-feira (12) no BS Design, em Fortaleza. A comenda foi criada para homenagear personalidades, empresas e instituições cearenses que atuam na construção de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável. Os homenageados foram escolhidos a partir de consultas a especialistas, acadêmicos e lideranças setoriais.
A Associação Caatinga esteve representada por Daniel Fernandes, coordenador geral, e Edgar Gadelha, presidente do Conselho Deliberativo. “Estamos muito felizes com o prêmio porque é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido ao longo de 25 anos, que vamos completar agora em outubro. É um motivo de orgulho e mostra que estamos no caminho certo, mas, ao mesmo tempo, aumenta a nossa responsabilidade de obter ainda melhores resultados junto com as comunidades rurais para conservar a Caatinga e promover o desenvolvimento sustentável. Dividimos este reconhecimento com toda nossa equipe, parceiros e, principalmente, com as comunidades com as quais trabalhamos, que são os verdadeiros protagonistas neste processo de valorização da Caatinga”, disse Daniel Fernandes.
Além da Associação Caatinga, também foram premiados: Alcilea Farias, coordenadora do Núcleo ESG da Fiec; Armando Abreu, presidente da Qair; Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece); Fabrini Andrade, diretora-executiva do Instituto Povo do Mar; José Carlos Pontes, presidente do Grupo Marquise; José Sarto, prefeito de Fortaleza; Marcílio Maia, vice-presidente da Aquasis; Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec; Severino Ramalho Neto, presidente dos Mercadinhos São Luiz e Ticiana Rolim, presidente da Somos Um e cofundadora da EllaImpact Alliance