• dom. nov 24th, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Artistas jovens cearenses se destacam no encerramento do Festival Agosto da Juventude

Realizado pela primeira vez para celebrar a juventude cearense, a representatividade e o talento dos artistas jovens do Ceará foram os grandes protagonistas do Festival Agosto da Juventude, encerrado no último sábado (10). A nova geração de músicos, cantores, performers, trabalhadores e empreendedores do estado mostrou que a cena artística local é potente. O evento é promovido pelo Governo do Ceará, em parceria com a Secretaria da Juventude, Secretaria da Cultura e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Durante três dias, de 08 a 10 de agosto, jovens de todas as regiões do Ceará tiveram a oportunidade de participar de shows, apresentações, debates, oficinas, exposições e ações socioculturais, com uma programação diversificada e repleta de atividades para o público interessado em educação, empreendedorismo, cultura, arte e muito aprendizado.

Créditos: Maria Haydee / Louie

“Mais de nove mil jovens passaram pelo Dragão do Mar nos últimos três dias, participando de shows, workshops sobre como elaborar um currículo e oficinas vocacionais para descobrir as carreiras mais adequadas para eles, com oportunidade de planejar seus futuros. Além disso, houve uma variedade de cursos e oficinas, abordando desde edição de fotos até estratégias para usar as redes sociais como fonte de renda. O evento proporcionou uma combinação única de lazer, cultura e oportunidades para a juventude, demonstrando o compromisso do governo estadual em implementar políticas públicas em benefício dos jovens”, pontua a secretária da Juventude do Ceará, Adelita Monteiro.

Sala de jogos, Batalha de Break, Cururu Skate Rap, Batalha do Polocj, Palo$a Baile, além dos shows de Mateus Fazeno Rock, Don L e Arnaldo Antunes foram algumas das atrações do último dia de evento, levando o público a uma verdadeira imersão na diversidade artística e de entretenimento. Do hip hop ao forró, passando pelo pop e música eletrônica, os jovens artistas demonstraram a riqueza e a originalidade de suas criações, com uma profunda conexão com a plateia, que se viu representada.

O estudante Davi Silva aproveitou a sala de jogos durante dois dias de evento. ” Foi muito bom vir para cá de novo e jogar videogame até acabar. É melhor do que ficar em casa”, afirmou.

O evento buscou fortalecer as políticas públicas de juventude no estado. “A juventude sempre circula no Dragão do Mar e durante o festival tiveram acesso à cultura, esporte e lazer. Tem sido muito gostoso ver essa ocupação.”, celebra a superintendente do Dragão do Mar Helena Barbosa.

O evento, na sua primeira edição, trouxe à tona a diversidade e a riqueza cultural do Ceará. O breaking é uma nova modalidade olímpica que estreou nos Jogos de Paris 2024, e marcou presença também no evento. A jovem Sayonara Ferreira, 28 anos, é mãe do pequeno Moisés (3), que mostrou muita desenvoltura na batalha de breaking. “Conheci meu marido aqui no Dragão do Mar e desde cedo o Moisés tem contato com a dança. Estou abismada com a estrutura desse evento. É muito importante ter eventos como esse, que valorizam a cultura hip-hop e a tornam mais visível. Infelizmente, o hip-hop ainda sofre preconceito, mas iniciativas como essa ajudam a mudar essa realidade e atrair mais jovens para essa prática, afastando [os jovens] das drogas. O hip-hop nas Olimpíadas é a prova de que essa dança é um esporte de verdade e merece todo o nosso apoio”, destacou Sayonara.

As apresentações da noite foram acompanhadas de perto por um público eufórico, que não parou de cantar e dançar durante os shows. De acordo com o estudante de jornalismo Ezequiel Vieira, a escolha dos artistas, Matheus Fazeno Rock, Dom L e Arnaldo Antunes foi um acerto, pois atraiu um público diverso, como fãs de rock e aqueles que apreciam sonoridades experimentais.”Eu vim por causa deles, pois são artistas que gosto muito. O Matheus Fazeno Rock está representando bastante o Ceará e é muito bom vê-lo tocando num festival que é sobre juventude e diversidade. O espaço é muito bom e está bonito”, concluiu.

No último dia do festival, ficou evidente que a juventude cearense possui um imenso potencial criativo e artístico, capaz de inspirar e transformar a realidade ao seu redor. A representatividade dos artistas jovens no Festival Agosto da Juventude não apenas emocionou, mas também reafirmou a importância de dar voz e visibilidade às novas gerações, construindo um futuro mais inclusivo, diverso e igualitário para todos.

Saiba Mais

O Festival Agosto da Juventude aconteceu até sábado (10) no Centro Dragão do Mar, com shows com Forrozão Tropykália, Mateus Fazeno Rock, Danieze Santiago, Don L e Arnaldo Antunes, além de oficinas, palestras, exposições e atividades culturais. O evento visou celebrar os jovens cearenses e fortalecer as políticas públicas para a juventude. Com uma programação diversificada, o festival abraçou diversas áreas de interesse da juventude, como cultura, arte, tecnologia, empreendedorismo e cidadania. O evento foi totalmente gratuito e livre, apenas os shows na Praça Verde contaram com entrada mediante doação de 1kg de alimento não-perecível para o programa Ceará Sem Fome com classificação indicativa de 18 anos.

O Festival Agosto da Juventude foi realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Juventude, Secretaria da Cultura e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Contou com parceria do Governo Federal, Secretaria Nacional da Juventude, a Secretaria da Igualdade Racial, a Secretaria da Educação, a Secretaria do Trabalho, a Secretaria das Mulheres, Secretaria da Diversidade, Secretaria dos Povos Indígenas, o Laboratório de Cultura Digital (UFPR/MinC), o Hub Cultural Porto Dragão, o Centro Cultural Bom Jardim, o Banco do Brasil, a Giga+ Fibra e a Cagece.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *