• qui. nov 21st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Artigo – Dia Internacional da Moda

    Hoje, 21 de agosto de 2022, é considerado o dia Internacional da Moda, embora não se tenha de fato uma origem exata para tal celebração. No entanto, convencionou-se elencar a referida data como um dia simbólico para celebrar a Moda.

    Destaque-se que a Moda está presente desde os primórdios da humanidade, sobretudo, quando o ser humano percebeu a necessidade de se proteger do frio e da chuva e, ao mesmo tempo, da vergonha como foi o caso de Adão e Eva no Jardim do Éden.

    Conceituar Moda é uma tarefa difícil, contudo, necessária, pois a palavra é utilizada em distintos contextos, principalmente, porque não está atrelada somente ao universo do vestuário, mas, também, está conecta ao comportamento humano , o qual se reflete e se perfaz nas profissões, nas músicas, nos livros, nos esportes, nos romances, na política, dentre tantos exemplos que podem ser incluídos nesse termo.

    Portanto, a Moda funciona como um termômetro dos novos costumes e desejos de uma sociedade, justamente porque esta transcende a ideia de que o ser humano tem de si mesmo, o que a torna análoga a tudo que é variável no tempo.

    Assim, a Moda é um objeto de estudo, o qual atrai atenção de vários campos do conhecimento. O filósofo francês Ronald Barthes , afirma que a Moda “é um fato completo em cujo estudo se recorre ao mesmo tempo à história, à economia, à etnologia e a linguística”.

    Atualmente, no Brasil, o setor têxtil e da Moda-é o segundo da indústria de transformação que mais emprega no país, responsável por 1, 5 milhão de empregos direitos e 8 milhões indiretos segundo a atualização de 2020 da ABIT-Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.

    Por fim, é importante entender a força de espírito do tempo (ZEITGEIST) da Moda, vez que este fenômeno tão complexo, não diz mais respeito, apenas, às roupas, mas a todas as searas e espaços da vida humana em sociedade, desde a política, a economia, a vida privada e as relações sociais.

    Referências

    BRAGA, João. História da Moda: Uma narrativa. São Paulo: D livros, 2012, p.45.
    ALVES, Dayane Nayara. Impactos Sociais e Econômicos da Pirataria na Indústria da Moda. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021, p.29.
    POCI, Bárbara Valle. Inovação, estudos e pesquisas: reflexões para o universo têxtil e de confecção. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015. 2 v. p. 55.
    LIPOTVESTKI, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

    Por: Dayane Nayara

    Advogada. Vice-presidente da Comissão de Direito da Indústria e Comércio da Moda da OAB-CE. Coordenadora da linha de Pesquisa Direito, Moda e Sustentabilidade do Grupo Dialogo Ambiental, Constitucional e Internacional vinculado ao CNPq-Unifor. Mestra em Direito Econômico e Desenvolvimento pela UCAM-RJ. Especialista em Direito da Moda pela FASM-SP e Extensão em Fashion Law pela UERJ.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *