A Fundação de Previdência do Estado do Ceará (Cearaprev), órgão responsável pela gestão do regime próprio de previdência social dos servidores públicos e beneficiários, realizou o balanço do cadastro e prova de vida dos beneficiários estaduais. Os números de 2022 indicam cerca de R$ 40 milhões de economia para o estado. Esses valores foram alcançados tendo em vista a realização do cadastro e prova de vida de forma remota, através do aplicativo Cearaprev On-line da Fundação.
Esse processo, inclusive, está sendo realizado novamente desde o início de janeiro deste ano e precisa ser concluído até o dia 30 de junho. Até o momento, mais de 39 mil beneficiários realizaram a prova de vida, mas ainda existem cerca de 103 mil com o procedimento pendente. Os servidores que realizaram o cadastro e a prova de vida de forma completa em 2021 precisam apenas confirmar os dados fornecidos anteriormente no aplicativo.
João Marcos Maia, presidente da Cearaprev, ressalta a importância dos beneficiários realizarem o processo de cadastro e prova de vida e em como ele impacta na economia local. “O aplicativo Cearaprev On-line veio para facilitar a vida dos servidores públicos e beneficiários estaduais, que podem realizar os serviços de cadastro e prova de vida de forma bem simples, sem precisar demandar gastos públicos. A previsão é de que a ferramenta disponha no primeiro semestre de 2023 de outros serviços para trazer maior comodidade para os servidores”, afirma.
O presidente da Fundação também destaca que esse valor que retorna para o governo proporciona diversos benefícios. “Esses processos são menos onerosos e liberam o tesouro de ter que arcar com gastos públicos. Assim, o dinheiro volta e sobra verba para ser investida em outras áreas, sendo uma excelente geração de receita extraprevidenciária”, completa.
Sobre o Cearaprev On-line
O Cearaprev On-line, desenvolvido em parceria com a Empresa Pública de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), permite que servidores públicos estaduais acessem, de forma remota, serviços relacionados à previdência, como cadastro e prova de vida e pensão por morte. Além disso, estão em fase de implantação também os serviços extraprevidenciários, que devem incluir as lojas online, serviços em saúde e educação e orientação financeira.
O aplicativo conta com tecnologia de reconhecimento facial para maior segurança do beneficiário e está disponível nas plataformas de download do sistema Android e iOS. Todas as etapas de preenchimento de dados pessoais são sigilosas e compatíveis com as políticas de segurança cibernéticas vigentes. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.cearaprev.ce.gov.br/cearaprev-on-line/.