O Anjos do Céu, iniciativa social da Tijuca Alimentos, recebe há mais de 07 anos crianças e adolescentes da Messejana em sua sede, anexo do setor administrativo da empresa. O projeto forma grupos de futebol de base com adolescentes entre 13 e 17 anos. “Os jovens participam de competições em todo o Estado, e possuem a chance de serem descobertos por ‘olheiros’ de times profissionais”, explica Eurico Araripe, coordenador do Anjos do Céu.
Os adolescentes realizam práticas de esportes e recebem auxílio de profissionais como educador físico, nutricionista e fisioterapeuta, que fazem parte do Núcleo de Saúde Anjos do Céu, também projeto da Tijuca Alimentos – este último atende a população geral do entorno da Messejana.
Protagonismo
Quando os jovens assistidos pelo projeto chegam ao Anjos do Céu, eles se deparam com outra realidade, é o que explica Max Rael Souza, ex-aluno do projeto, categoria sub-13, e hoje jogador de categoria de base do time gaúcho Internacional. “Essa iniciativa foi uma base na minha vida”, comenta.
Assim como Max, diversos outros jovens tiveram a oportunidade de ingressar no mundo dos esportes por meio do Anjos do Céu. O projeto recebe anualmente o campeonato nacional Copa Terra do Sol, com participação de times das categorias de base de todo Brasil.
“Sem o Anjos do Céu, eu não tinha conseguido chegar onde cheguei. Ele abriu portas para mim e agora estou em um time de categoria de base da Série A”, destaca Max.
Para Eurico, o projeto, que já recebeu mais de 440 jovens, traz esperanças e dá oportunidade para quem sonha com uma chance de poder viver de esporte. “São garotos esforçados. Temos casos de ex-alunos que não seguiram essa carreira, mas conseguiram ingressar no Ensino Superior e mudaram suas realidades”, comenta.