• sex. jul 5th, 2024

Ana Marlene, Silvia Moura e Ricardo Guilherme serão homenageados no XV Festival de Teatro de Fortaleza

Três referências das artes cênicas do Ceará serão homenageadas durante a 15ª edição do Festival de Teatro de Fortaleza (FTF), que acontecerá de 10 a 21 de junho em diversos equipamentos da cidade. A noite de homenagens será em 16 de junho, primeiro dia de programação do evento no Teatro São José. Com toda a programação gratuita, o FTF é uma realização pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Teatro Novo.

Os homenageados

Ana Marlene – Em 1990 a atriz fundou em Fortaleza, com Paulo Ess e outros artistas, a Trupe ‘Caba de Chegar’, o mais antigo grupo de Teatro de rua de Fortaleza. Sua extensa e aplaudida carreira é marcada por suas performances e sua versatilidade nos palcos, com atuação em peças clássicas e produções contemporâneas. No cinema, tem no currículo filmes como “Onde Anda Você”, “Cine Holliúdy” e “Área Q”.

Silvia Moura – Com 50 anos dedicados à arte, a bailarina, coreógrafa, atriz e performer Silvia é considerada uma das artistas mais emblemáticas no que diz respeito à educação, produção e difusão das artes cênicas no Ceará. É uma artista das conexões possíveis, entre o corpo e o pensamento. Comunica-se através de diversas mídias, utilizando a dança, a performance, e a palavra como principais pontes para essa viagem, entre sua vida e o olhar do público.

Ricardo Guilherme – é ator, dramaturgo, escritor e diretor teatral com mais de 50 anos dedicados às artes cênicas. Impossível falar do teatro cearense sem enaltecer a sua carreira. Na área formativa, foi um dos criadores do Curso Superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará. Nos palcos, já são mais de 100 espetáculos, com atuação em temporadas e apresentações no Brasil e países da Europa, África e das Américas. É diretor do Centro de Pesquisa em Teatro (Fortaleza/CE) e formulador da teoria e do método Teatro Radical (1988).

15ª Edição

Consolidado no calendário cultural da cidade, o Festival de Teatro de Fortaleza terá como tema da 15ª edição “Acesso e futuro para as diversidades”. O evento visa promover ainda mais a inclusão, o acesso igualitário à arte e garantir um espaço para a expressão de todas as vozes e identidades, celebrando, assim, a riqueza da diversidade cultural por meio das artes da cena.

Durante 12 dias, o público poderá desfrutar de uma programação diversificada, com peças teatrais de diferentes gêneros, estilos e abordagens, apresentadas por grupos de Fortaleza. Além disso, haverá atividades, como seminário, intercâmbios, lançamentos literários, feira da economia criativa e encontros afetivos com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências entre artistas, grupos, produtores, profissionais da cultura e o público em geral.

Serviço

XV Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) – De 10 a 21 de junho de 2024 em espaços culturais de Fortaleza. Informações: curadoria.xvftf@gmail.com. Rede Social: @festivaldeteatrofortaleza

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *