Capa de Radiosoul
O multi instrumentista, compositor e produtor londrino Alfie Templeman lança seu álbum Radiosoul via Chess Club Records / AWAL Recordings. Radiosoul é um conjunto ambicioso de faixas que mostram uma nova e ousada direção acid-pop para o artista. O disco conta com a produção de Templeman, bem como de Nile Rodgers, Dan Carey, Karma Kid, Oscar Scheller, Will Bloomfield, Justin Young, Josh Scarbrow e Charlie J Perry. É um álbum de autodescoberta, que transita entre gêneros facilmente e mostra uma nova incisividade e humor amargo no lirismo de Templeman, ao mesmo tempo que mantém a sensação de alegria que definiu seus lançamentos anteriores. É o trabalho de um compositor prodigiosamente talentoso que realmente se destaca.
Templeman diz “Em fevereiro de 2023, planejei uma pequena viagem aos EUA e me apaixonei por gravar música. Visitei Nile Rodgers em Miami e Oscar Scheller em Los Angeles, depois voltei e saí com vários produtores incríveis no sul de Londres: Charlie Perry, Karma Kid, Dan Carey, Will Bloomfield e Josh Scarbrow. Durante os próximos 5 meses faríamos meu próximo álbum juntos. Eu iria para casa e criaria músicas; tirando ideias que tive desde 2017. Depois nos encontraríamos e faríamos as coisas espontaneamente. Há uma energia emocionante que é capturada quando você não sabe o que está por vir.”
“Cada música é intencionalmente diferente da anterior. É sobre o estranho e o maravilhoso, os momentos grandes, brilhantes e explosivos e os momentos silenciosos, crus e reflexivos. Quando comecei, o que realmente me empolgou foi usar a música como forma de documentar minha vida. Cada EP parecia um pequeno diário, condensando o último meio ano da minha vida em algumas músicas. Este álbum realmente me lembra disso, mas desta vez ele faz uma retrospectiva de toda a minha vida. Finalmente me sinto um pouco mais confiante para lutar contra a escuridão que inevitavelmente estará à espreita de vez em quando. Este álbum é sobre completar 20 anos: entrar em uma nova década da sua vida e descobrir como você se guiou até onde está agora, mesmo que não saiba realmente como.”
No início desta semana, Templeman se juntou à Nile Rodgers para “Just A Dance”, seguindo os singles “Beckham”, “Hello Lonely” e “Eyes Wide Shut”. O single introdutório “Eyes Wide Shut” foi nomeado como Hottest Record In The World pela BBC Radio 1 após o lançamento, apareceu em 27 playlists do Spotify New Music Friday e 47 do Apple New Music Daily em todo o mundo e inaugurou a nova era de Alfie Templeman.
Falando sobre sua experiência de trabalhar com Nile, Alfie diz: “Ninguém toca guitarra rítmica como Nile Rodgers; sua música tem sido uma parte importante da minha vida. Fui a Miami para montar esse álbum com o próprio e aprendi muito sobre seu processo e como ele compõe refrões que nunca saem de sua cabeça. Nile é obviamente o rei de tudo, então fazer essa música com ele é como um distintivo de honra, um selo de aprovação para entrar na lista. A música surgiu em parte graças a Bowie. Começamos a falar sobre ele e seu álbum Let’s Dance e sobre como a faixa-título, superficialmente, tinha como objetivo fazer as pessoas se mexerem por um tempo, embora a música, na verdade, tratasse de encobrir seus sentimentos. ‘Just A Dance’ se tornou uma música curta e agradável, cheia de energia e com uma mensagem simples. Apenas aproveite o agora por um tempo, tudo ficará bem. É tudo apenas uma dança.”
Sobre o trabalho com Alfie, Nile Rodgers disse: “Adoro essa nova música ‘Just A Dance’ que escrevi e produzi com Alfie Templeman. Ele é um guitarrista e compositor novo e empolgante e eu adoro trabalhar com ele. Ele veio me ver em Miami e trouxe o calor!”
Em celebração ao Radiosoul, Templeman anunciou uma longa turnê por Reino Unido, EUA e Europa. Saiba mais em https://alfietempleman.com/