O presidente do Conselho de Administração da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), Eduardo Amaral, e a diretoria da entidade receberam, nesta terça-feira (16/5), a visita de uma comitiva da ArcelorMittal Pecém, comandada pelo CEO Erick Torres. O objetivo foi apresentar à recém-chegada empresa no Pecém todas as potencialidades e projetos desenvolvidos pela AECIPP, que ultrapassou recentemente a marca de 60 empresas associadas.
A AECIPP reúne empresas que, juntas, são responsáveis por 92% de representação no PIB do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), gerando cerca de 62 mil empregos diretos e indiretos. Das empresas associadas, 30% têm investidores internacionais. Entidade empresarial sem fins lucrativos, com atuação específica no Complexo do Pecém, a AECIPP foi criada para fortalecer e desenvolver a atividade empresarial na região, por meio do atendimento permanente aos interesses das empresas associadas.
“Recebemos com muita alegria o CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, e comitiva da diretoria da empresa, uma excelente oportunidade para mostrarmos o que a nossa associação tem feito nos últimos anos, os resultados obtidos e demonstrar ainda todo o potencial enquanto entidade associativa. Temos muitos desafios, bons desafios. Quanto mais próximos estivermos, melhor poderemos encarar e superar esses desafios, unindo forças e ajudando no desenvolvimento, não somente da região do Pecém, mas de todo o estado do Ceará”, disse o presidente Eduardo Amaral.
Amaral fez uma ampla apresentação da estrutura, números, projetos e ações desenvolvidas pela AECIPP, com destaque para os diversos fóruns temáticos promovidos pela entidade, e para projetos como o Sinergia, que traz as empresas associadas para se apresentarem e mostrarem seus potenciais de geração de negócios entre si. Ele citou também alguns dos eixos a serem trabalhados nos próximos anos pela associação, como o de comunicar melhor sobre a AECIPP e seus associados, com a promoção de líderes naturais; fortalecer o eixo de governança e gestão do Complexo com a AECIPP e seus associados; e promover o ESG entre os associados.
Parceria de destaque
Durante a visita, além da apresentação institucional da Associação, a comitiva da ArcelorMittal Pecém teve a oportunidade de conhecer o trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), através da apresentação feita pelo Reitor Wally Menezes. Em seguida, o reitor guiou o grupo para conhecer as dependências do campus do IFCE Pecém, que possui cursos técnicos, incluindo os específicos voltados para as necessidades das indústrias instaladas no Complexo. “Essa é uma parceria que me orgulha muito, porque temos uma instituição pública que tem todos os seus desafios, mas que tem dentro do seu Campus, abrigando em seu espaço, a sede de uma entidade tão relevante como é o caso da AECIPP”, comentou o professor Wally Menezes. “Temos cursos técnicos, de graduação, especialização, pós-graduação stricto sensu e uma cadeia de produtos na área de formação e capacitação. Estamos atentos para ver o que as empresas querem, o que elas precisam, o que podemos desenvolver juntos, com as necessidades específicas, e sendo algo que pode gerar mudanças na matriz econômica”, complementou o reitor.
Boa receptividade para futuras parcerias
“A ArcelorMittal não veio para o Ceará a passeio, veio para ficar. Acredito na conexão, no poder de união entre as empresas e acredito que as empresas devem chegar para contribuir com a sociedade e com as pessoas. Estou muito feliz em ver uma associação como a AECIPP, que está fazendo um trabalho diferenciado e que fica sediada em um espaço de conhecimento como é o Campus Pecém do IFCE. Já fazemos parte do ecossistema da AECIPP e vamos fortalecer essa presença e também colaborar na busca por melhorias para a região”, disse Erick Torres, CEO da ArcelorMittal Pecém.
A siderúrgica do Pecém começou a fazer parte do Grupo ArcelorMittal em março deste ano, quando a líder mundial da produção de aço, com presença industrial em mais de 16 países, assumiu a direção da companhia. O Grupo possui cerca de 160 mil empregados e clientes em mais de 155 países. São mais de 30 unidades na América Latina (Brasil, Argentina, Costa Rica e Venezuela), com cerca de 20 mil empregados e produção de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto por ano – incluindo o Pecém. A unidade no Pecém é a primeira produtora de aço integrada no Nordeste.
“Aproveito para deixar as portas da ArcelorMittal Pecém abertas para a AECIPP e seus associados, para firmarmos parcerias na busca de oportunidades de geração de negócios conjuntos, para caminharmos e crescermos juntos”, comentou Erick Torres.