O ano de 2023 está encerrando e é hora de começar a pensar e estabelecer as metas para 2024. No topo da lista de desejos de muitos está a adoção de hábitos saudáveis, dentre eles, a prática regular de atividade física.
Se esse for um dos seus objetivos para o próximo ano, o diretor nacional de franquias da Academia BodyTech Fortaleza, Ricardo Fagundes, lista algumas dicas para isso. A BodyTech foi inaugurada este mês, no Shopping Iguatemi Bosque.
Segundo Ricardo Fagundes, a primeira orientação é procurar um profissional de educação física para desenvolver um programa de treinos, conforme os objetivos a serem alcançados – perder peso, ganhar massa ou condicionamento físico. “É importante também ir ao médico para um check up antes de iniciar os exercícios”, recomenda.
Outra dica é não se cobrar por resultados rápidos, principalmente se for uma pessoa sedentária e que não está acostumada a praticar atividade regularmente.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é fazer entre 150 e 300 minutos de atividade por semana, o que corresponde de 30 minutos a 1hora por dia. “Essa é uma indicação mínima para a pessoa se manter ativa. Com a melhora do condicionamento, esse tempo pode ser ampliado”, explica.
De acordo com ele, outro ponto importante é escolher atividades com as quais se identifique. Para isso, a dica é experimentar todas as aulas disponíveis na academia. A BodyTech, por exemplo, dispõe de uma série de aulas coletivas exclusivas. É o caso da Cardio Burn, atividade dividida em três estações: uma com remo, outra com exercícios funcionais – com ou sem acessório – e uma terceira com esteira. O objetivo é ficar durante 24 minutos se movimentando o tempo todo.
Outra opção de treino exclusivo é o Peak 12, modalidade que propõe um treino rápido, mas de alta intensidade. Os exercícios abrangem agilidade, força e a parte cardiovascular.
Ricardo Fagundes ressalta que ter a companhia de amigos ou de alguém da família para incentivar, trocar informações e conversar, também é uma boa forma de se sentir motivado a cumprir as metas do ano. Além de exercício, o educador físico reforça que, para se manter saudável, é necessário ter uma alimentação equilibrada, manter-se hidratado e dormir as horas adequadas.