Momentos de curtir a natureza em família, com muita alegria e diversão. Assim foi a abertura oficial do 13º Festival Nacional de Humor de Maranguape: uma homenagem a Chico Anysio. O evento aconteceu no último domingo (15), durante a edição especial do “Domingou no Parque”, no Parque Ecológico Professor Renato Braga, onde o público assistiu ao show de humor com Dona Fransquinha e teve a possibilidade de fazer uma caminhada guiada, receber mudas de plantas e ganhar brindes especiais.
Para o vice-prefeito de Maranguape, Gurgel Neto, que marcou presença no evento, o Festival de Humor segue sendo um dos maiores eventos do Estado e mantém o município como um dos roteiros mais lembrados quando o assunto é humor. “É uma alegria poder participar de um momento tão simbólico para a nossa história e para a vida de todos os maranguapenses. Por ser o berço natal do maior comediante que o Brasil já teve, nosso saudoso Chico Anysio, nada mais justo mantermos vivos a memória e a manifestação cultural de maior relevância quando se fala de exaltar a cultura do humor”.
Outras autoridades também estiveram no evento e puderam acompanhar a alegria de dividir uma manhã com diversas famílias maranguapenses, dentre elas o presidente da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec), Nilson Santiago. “O Festival Nacional de Humor de Maranguape é um dos maiores eventos do Ceará, pela importância de homenagear o mestre Chico Anysio, mas também para trazer novos humoristas e potencializar os novos artistas que surgem na cena cultural. Nesses dias, toda a população poderá aproveitar diversas iniciativas como teatro itinerante, feira de artesanato, literatura de cordel e, claro, muito humor”, destacou.
Pais, mães, avós, tios e crianças se divertiram com o show de humor da Dona Fransquinha e receberam brindes. Uma dessas famílias foi a da Suzi Morais, natural de Maranguape, que aproveitou o “Domingou no Parque” para relaxar e fazer um piquenique com sua família. “O evento como um todo, é muito importante para nossa cidade. Uma das coisas que mais chama atenção é a possibilidade de reunir pessoas de todas as idades em várias programações. Acompanhei vários festivais e ter essa tradição sendo mantida é uma forma de passarmos a nossa cultura para os que estão chegando agora”, apontou.
Festival Nacional de Humor de Maranguape
O evento é uma homenagem realizada ainda em vida ao mestre do humor Chico Anysio, desde 2009. O humorista faleceu em 2012, mas segue inesquecível na memória dos brasileiros. Em sua 13ª edição, o festival terá 7 dias de muita alegria e cultura para todos os gostos e idades.O Festival Nacional de Humor de Maranguape é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto de Pesquisa, Planejamento Ambiental, Cultural, Turístico, Social e da Saúde – INPACTUS. Apoio Institucional da Prefeitura de Maranguape, através da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC. Patrocínio Grupo Hope, Cagece e Secretaria das Cidades – Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural Halexistar, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – Governo Federal. Apoio: Mallory. Toda a programação é gratuita.