• ter. nov 5th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Abertura de empresas no Brasil agora leva apenas 18 horas, aponta boletim do Governo Federal

    ByJordan Vall

    out 28, 2024

    O tempo médio para a abertura de empresas no Brasil atingiu um novo marco no segundo quadrimestre de 2024: apenas 18 horas. Esse resultado reflete uma redução significativa de 3 horas (14,3%) em comparação com o final do primeiro quadrimestre de 2024 e uma queda de 11 horas (37,9%) em relação ao mesmo período do ano passado. 

    As informações foram divulgadas pelo Governo Federal por meio do Boletim do Mapa de empresas.

    De acordo com o levantamento, o Rio Grande do Sul se destacou como o estado mais rápido para abrir empresas, com um tempo médio de apenas 5 horas, representando uma impressionante redução de 61,5% em relação ao quadrimestre anterior. Já o estado do Pará apresentou o maior tempo médio, 1 dia e 7 horas, mas ainda assim registrou uma queda de 8,8% nesse tempo em comparação ao quadrimestre anterior. Entre as capitais, Aracaju, Curitiba e o Espírito Santo chamaram atenção pela rapidez, com uma média de 2 horas para a abertura de novas empresas.

    Segundo Marlon Freitas, CMO da Agilize Contabilidade Online, os resultados são reflexo direto da digitalização e da desburocratização dos processos no Brasil. “A redução no tempo de abertura de empresas mostra como as melhorias nos serviços digitais têm impactado diretamente o ambiente de negócios. Além de facilitar a vida dos empresários, essas mudanças incentivam o surgimento de novos negócios, ampliando a competitividade e contribuindo para o crescimento econômico do país”, afirma Freitas.

    No segundo quadrimestre de 2024, foram abertas 1.459.079 novas empresas no Brasil, representando um crescimento de 0,3% em comparação ao primeiro quadrimestre e de 5,3% em relação ao mesmo período de 2023. O destaque fica para as micro e pequenas empresas, que representam 97,3% do total de novos negócios. Além disso, o número de empresas fechadas caiu 3,0% em relação ao primeiro quadrimestre de 2024, totalizando 830.525 empresas fechadas

    A queda no número de fechamentos e o aumento na abertura de empresas demonstram que o mercado está se tornando cada vez mais dinâmico, e os serviços online têm um papel essencial para manter esse ritmo. “O futuro é digital, e aqueles que conseguirem se adaptar a esse novo cenário terão mais chances de sucesso e longevidade”, finaliza o CMO. 

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *