A coreógrafa, diretora e produtora cultural Janne Ruth tem conquistado muitas pessoas, principalmente jovens que já são atendidos por seus trabalhos há décadas no projeto social BCAD – Bailarinos de Cristo, Amor e Doações e os participantes dos Festivais de Dança do CBDD e o Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza, produzidos por ela, além de diversos simpatizantes que acreditam no trabalho já realizado e nas propostas de Janne para caso seja eleita Deputada Estadual pelo PDT. Janne já participou de diversos debates, inaugurações de comitê e encontros com as lideranças e os cearenses. A “Candidata da Cultura e do Social” vem conquistando espaço em diversos municípios, principalmente o reconhecimento dos jovens ao seu trabalho e a sua história.
Delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Ceará, com mais de 40 anos de carreira artística, Janne Ruth é formada em Serviço Social, Ballet Clássico e Metodologia do ensino da Dança pela Escola de Ballet Hugo Bianchi. Desde 1979 Janne Ruth Nascimento é a fonte da realização de sonhos para gerações de jovens que seguiram a carreira artística, além de técnicos, produtores, costureiras e diversos outros profissionais. Formada nos “Nove Estilos” em Salvador (BA), pela Escola Dance Center, Janne Ruth fundou em 1981 a Escola de Ballet Janne Ruth, na época chamada de Academia American Dance. Nas primeiras semanas de campanha eleitoral, Janne tem visitado suas bases, marcando encontros com bailarinos e grupos em diversas escolas de dança de Fortaleza. Como gestora social do BCAD, sempre incentivou o esporte entre os jovens das comunidades que o projeto social atendeu ao longo dos anos. Por isso, também já garantiu o apoio da Associação Cearense de Karatê para a sua candidatura.
HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS
Nos anos 90, a Companhia de Dança Janne Ruth vira referência internacional, participando de festivais pelo o Brasil e outros países. Em 1994 Janne fundou e idealizou o Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD. Hoje ela atua como Diretora geral e coordenadora de projetos institucionais desta ONG, instituição sem fins lucrativos que atende anualmente cerca de 400 crianças, adolescentes e jovens de 28 comunidades da periferia de Fortaleza, que acabam saindo da marginalidade e violência. Nos 27 anos de existência, o BCAD atendeu mais de 18 mil pessoas diretamente e cerca de 21 mil indiretamente, sendo reconhecido por diversas reportagens, patrocínios e prêmios de incentivo como o Criança Esperança da Unicef. No ano 2000, Janne Ruth lançou o que se tornaria o maior evento de dança do Norte/ Nordeste, o Fendafor – Festival Nacional de Dança de Fortaleza, que se tornaria Internacional no ano seguinte. Em 2007 o Fendafor ganhou uma versão itinerante, apresentando espetáculos nacionais e internacionais nas cidades de Guaramiranga, Sobral, Guaiúba, Cascavel, Baberibe, Senador Pompeu, Quixadá, Barbalha, Crato, Iguatu, Orós, e Juazeiro do Norte. O Fendafor continua sendo uma referência e resistiu até mesmo a pandemia, sendo realizado de forma online nos últimos períodos.
SUPERAÇÃO E AMOR AO CEARÁ
Janne Ruth nasceu em Vitória da Conquista – Ba, onde iniciou a dança em 1966 aos três anos de idade em Salvador (BA). Filha de Atenita Chaves Nascimento e Aldenor Nascimento, engenheiro agrônomo e professor de agronomia na Universidade Federal do Ceará, em 1967 sua família escolhia o Ceará para morar e foi então que Janne Ruth iniciou sua história e a ela tem dedicado toda a sua vida.
Concluiu seus estudos da dança em 1979 sob a orientação do Professor Hugo Bianchi na cidade de Fortaleza, estudou também de 1974 a 1985 na Escola de Dança Dora Andrade, onde estudava ballet clássico e Ballet Moderno, em 1977 passou a ministrar aulas de Ballet Clássico e Moderno também na escola Dora Andrade e em alguns colégios de Fortaleza.
Em 1980 foi Professora da Academia Sati Dance de Sara Fhilomeno e de 1979 a 1985 permaneceu também com Dora Andrade na sua Escola de Dança de Sobral onde era professora de Ballet Clássico, Dança Moderna, Ginástica estética, Jazz, Dança Contemporânea e Baby Class’s. Em 1983 concluiu seus estudos de Teatro sob a orientação da grande mestra Dercy Gonçalves e Professor Antonio Pompeu na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1980 ingressou na Universidade de Fortaleza no curso de Geologia. Em 1981 inaugurou sua primeira Escola de Dança em Fortaleza e Permanece até hoje completando 41 anos de existência, fez especialização em Dança na Dance Center, escola filiada a Faculdade Católica da Bahia.
Como coreógrafa tem cursos e participações em Festivais nas diversas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belém, Recife, Amazonas, Salvador, Campina Grande, Teresina, João Pessoa, Goiânia, e no exterior, como em Praga – República Tcheca, França, Inglaterra, Bélgica, Itália, Espanha, Chile, Argentina e Colômbia, sendo premiada em vários deles.
Nessas várias décadas de Escola de Ballet Janne Ruth, sua vida foi totalmente direcionada para a Dança e o Teatro e nesses 27 anos de trabalho social o foco é o resgate da esperança e dos sonhos de jovens cearenses. Janne Ruth criou, administra, executa e coordena todos os Programas desenvolvidos na Instituição, ajudou outras ONG’s a desenvolver programas e projetos de sustentabilidade de suas ações, em 1999 lançou o Programa “Arte e Construção da Cidadania”, 2001 o Programa “Dançando, Brincando, Criando e Aprendendo”, em 2003 o “Arte e Movimento pela Vida”, em 2005 lançou o Programa “Ação e Cidadania”, 2010 Criou o Programa De Passo em Passo Promovendo a Inclusão através da Arte, Cultura, Esporte e Educação, entre outros até criar o Arte, Cultura e comunidade em 2019, no qual ganhou o criança esperança, parceria da Uesco e Rede Globo e em 2011 criou um Programa específico em qualificação para agentes do interior do estado do Ceará, chamado Vila Cultural, Qualificação e intercâmbio cultural para monitores do interior do Estado Do Ceará, (Hoje modelo já na Paraíba, Rio Grande Do Norte e Bahia).
Desde então passou a ser convidada a proferir palestras e defender a tese de como a arte têm o poder de transformação na vida de milhares de Crianças e Jovens do Ceará. Ela atua ainda como crítica e jurada de dança em inúmeros Festivais Nacionais e internacionais do Brasil e no exterior, assim como mantém contato permanente com artistas e produtores culturais de todo o país.