Com a crescente importância do setor social no desenvolvimento da comunidade, a parceria entre a indústria e o terceiro setor torna-se fundamental para promover impactos significativos na sociedade e fortalecer o S do ESG. Ao longo dos anos, empresas como a M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, têm priorizado a responsabilidade social corporativa, reconhecendo a necessidade de contribuir para o desenvolvimento comunitário do entorno de suas fábricas. Com um firme compromisso em auxiliar as Organizações da Sociedade Civil (OSC) s, a companhia tem investido em programas de captação de recursos, visando impulsionar projetos comunitários para sua autonomia financeira.
Uma das iniciativas da M. Dias Branco é promover cursos de curta duração sobre Captação de Recursos para o terceiro setor, como os ministrados por Beatriz Gurgel, fundadora da BG Soluções Social. Os cursos têm a finalidade de qualificar as entidades parceiras da empresa sobre funcionamento de editais e outras fontes de captação. Por meio dessa coparticipação, a empresa oferece conhecimento técnico, permitindo que organizações sem fins lucrativos ampliem suas ações por meio da diversificação de fontes de recursos.
“Estamos cientes de nossa responsabilidade como empresa cidadã e acreditamos que podemos desempenhar um papel significativo na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Por meio de nossas parcerias, buscamos unir forças com organizações do terceiro setor, auxiliando na captação de recursos e fornecendo artifícios valiosos para concretizar projetos de impacto social”, afirmou Maria Nolasco, Coordenadora de Sustentabilidade da M. Dias Branco.
Beatriz Gurgel, especialista em captação de recursos para projetos sociais e diretora da BG Soluções Sociais, explica que as companhias têm buscado fortalecer as OSCs através de cursos que envolvem assuntos de gestão do terceiro setor. “No momento onde a nossa sociedade cobra as empresas por propósito e coletividade, cada vez mais as empresas procuram desenvolver ações junto às comunidades do entorno. E a pauta da gestão tem sido crucial para o fortalecimento do terceiro setor.”
Para a executiva, a indústria tem um papel crucial a desempenhar na construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável. Ao abraçar a responsabilidade social e fortalecer a parceria com organizações do terceiro setor, a M. Dias Branco se destaca como um exemplo a ser seguido, inspirando outras empresas a adotarem práticas semelhantes.