Você sabia que um dos principais benefícios da curcumina são suas propriedades anti-inflamatórias? Se não sabia, o nosso conteúdo com certeza vai ajudá-lo. Para isso, vamos explicar o que é a curcumina, bem como os vários benefícios dessa molécula para a nossa saúde. Dessa forma, além de entender melhor sobre o assunto, você vai poder usar esses benefícios no seu cotidiano, por meio da alimentação ou da suplementação.
Quer saber mais sobre como funcionam as propriedades anti-inflamatórias da curcumina e seus outros benefícios para a saúde? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!
A curcumina nada mais é do que o principal ingrediente ativo do turmérico, conhecido também como cúrcuma e açafrão-da-terra. A curcumina é um pigmento fenólico, responsável tanto pela coloração alaranjada, bem como pelo sabor picante e ligeiramente amargo da cúrcuma.
Muito utilizada como especiaria, a cúrcuma é a responsável pela coloração amarela no tempero indiano conhecido como curry. Porém, além do seu uso como tempero, a cúrcuma também é muito utilizada como erva medicinal, justamente por causa da curcumina, um poderoso anti-inflamatório natural.
As propriedades anti-inflamatórias da curcumina
Muito conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, a curcumina é muito utilizada como uma opção natural para tratar inflamações diversas. Porém, a curcumina tem ação anti-inflamatória principalmente nos estágios iniciais da inflamação, bem como ótima ação anti-inflamatória para tratar problemas nas articulações, em distúrbios como a artrite. Isso acontece porque a curcumina atua na inibição de uma molécula conhecida como NF-kB, que é responsável por ativar os genes responsáveis pela inflamação no interior das células.
Dito isto, a curcumina tem sido recomendada para tratar a inflamação das articulações e aliviar os sintomas de doenças como a artrose. A redução dos sintomas foi tão significativa que teve seu uso aprovado pela US Food and Drug Administration (FDA) – agência responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos nos EUA. Segundo o estudo, que foi realizado com pessoas de mais de 43 anos durante um período de 8 meses, foi efetivo utilizar a curcumina para aliviar os sintomas da artrose, com uma dosagem de 500 mg ao dia.
Benefícios da curcumina para o organismo
Agora que você já sabe quais são as propriedades anti-inflamatórias da curcumina e como ela atua no organismo, que tal entender melhor sobre os vários benefícios dessa molécula no seu corpo?
Além das propriedades anti-inflamatórias, a curcumina é uma grande aliada quando falamos em auxiliar a perda de peso de forma saudável. Isso acontece porque a molécula é responsável por acelerar o metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime mais calorias de forma natural.
Além disso, a curcumina ajuda na eliminação de gorduras pelo corpo, impedindo que elas se acumulem no organismo. Dito isso, a curcumina é fundamental para reduzir os níveis de colesterol ruim, além de auxiliar na prevenção contra diabetes.
Melhora a capacidade cognitiva
A curcumina também atua de forma a melhorar a capacidade cognitiva, estimulando a atividade neural. E, nesse sentido, a curcumina é especialmente eficaz para prevenir as doenças degenerativas do cérebro, como a demência. Segundo estudos realizados pelo Departamento de Neurologia, na Califórnia, a curcumina é responsável por auxiliar na remoção da placa amiloide, um dos principais indicadores da progressão do Alzheimer. Além disso, ela atua também de forma a melhorar o humor de pessoas que sofrem com a demência, já que um dos grandes sintomas do distúrbio são as frequentes alterações no humor.
Outro grande benefício da curcumina está em auxiliar a função hepática, garantindo uma boa saúde para o fígado. Isso acontece porque a curcumina estimula o funcionamento do sistema linfático, além de auxiliar o fígado na eliminação de toxinas.
Por último, outro benefício da curcumina no organismo é sua ação antioxidante, que impede a oxidação das células. Ou seja, a curcumina garante que as células tenham seu ciclo de vida completo, sem envelhecer precocemente pelos danos causados pelos radicais livres. Agora você já sabe como funcionam as propriedades anti-inflamatórias da curcumina e os outros vários benefícios que essa molécula tem para o nosso organismo. Então que tal consultar seu nutricionista e começar a utilizar a cúrcuma no seu cotidiano e aproveitar todos esses benefícios?