Criada há 20 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o mercado em que trabalhavam e assim buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções com os colegas de profissão. De máquinas de cartão a novos processos de embalagens, todos os assuntos referente ao universo da massa mais amada pelos brasileiros passam pelo critério da associação que está em constante crescimento e espera em 2023 se consolidar como referência em informações sobre o segmento no país.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae foi decisivo para que a associação desse os primeiros passos. No ano de 2002, alguns empresários do ramo, incluindo Ricardo Barros e Edmilson Damasceno, fundadores da associação, já negociavam juntos aos fornecedores, mas acabavam realizando as compras de forma individual. Foi então que um consultor da maior empresa de apoio a empresários no Brasil sugeriu que a união acontecesse.
Nos anos seguintes, novos membros foram chegando e a Pizzarias Unidas – como era chamada até então – ganhou a sua primeira sede no Pacaembu, em São Paulo. Em 2016, com nova diretoria e planos de expansão, mudou a sede para os Campos Elíseos. Neste local, em 2017, a associação passou a ter abrangência nacional e adotou o nome atual. Em 2020, devido à degradação da região, a pandemia e sensível à situação dos associados, mudou-se novamente e assumiu o bairro da Consolação como a sua nova sede, onde está hoje em dia, sob a presidência de Gustavo Cardamoni.
Juntos, os empresários puderam perceber outras dores do setor que iam muito além das compras de produtos e chegavam em setores como comunicação, marketing e até mesmo embalagens. Constataram ali que poderiam agregar em diversas frentes que beneficiaria a todos.
Para Cardamoni, estar à frente de uma associação tão significativa para o mercado é uma honra. “Estar no comando de uma associação que agrega tanto para os empresários da pizza, fornecedores e até mesmo para o consumidor final, é muito gratificante. É muito bom poder ajudar o nosso setor a entender a relevância que ele tem, além da oportunidade de aprimorar o resultado de todos os envolvidos. A Apubra está aqui para isso, para ser essa força e essa potência de informação da pizza”, avalia.
Contribuições históricas marcam a relevância da Apubra no país
O projeto foi crescendo e em pouco tempo teve como parceiro a Perdigão, hoje pertencente ao grupo BRF. Com o novo parceiro, a associação entendeu que a entrega de alimentos apenas pela manhã não funcionava no setor, já que os estabelecimentos atuam majoritariamente à noite. Foi então que a empresa passou a realizar entregas noturnas.
Outro case de sucesso da associação é o Cream Cheese. Quando o produto chegou ao Brasil não teve uma boa aceitação no mercado. Outra marca do grupo BRF, a Sadia, criou então uma pizza com o condimento e, com a recomendação e incentivo da associação, o produto hoje é muito consumido pelo público em diversas combinações de sabores de pizzas.
Além dos cases de sucesso conquistados mediante iniciativas da Apubra, a associação tem o objetivo de se consolidar como referência em informações sobre o segmento no país, no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre o mercado gastronômico de pizzas, por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados. Para tanto, a associação também disponibiliza conteúdos relevantes para repassar os ensinamentos fundamentais a toda cadeia, entre eles fornecedores, pizzarias e até mesmo os consumidores.