A fotógrafa e publicitária Kica de Castro abriu em 2007 uma agência voltada para modelos profissionais com deficiência, a fim de aumentar a autoestima desses profissionais e também colocá-los no mercado de trabalho comercial (publicidade) e fashion.
Em 2015, após um período atuando em um centro de reabilitação, Kica iniciou o projeto audiovisual Viver Eficiente, com objetivo de acabar com a invisibilidade das pessoas que possuem alguma deficiência e torná-las protagonistas de suas próprias histórias.
Em maio de 2023 o programa completa 8 anos de existência, com direção de Rodrigo Braga, o conteúdo faz parte da programação da D + TV, aos sábados às 10h30.
No final de 2022, Kica ficou em terceiro lugar no Prêmio Popular: Pertencimento e Inovação, do Troféu Mulher Imprensa, no qual também teve como finalista Fátima Bernardes e, da vencedora, Ana Carolina Negrão.
Hoje, a agência Kica de Castro Fotografias é responsável por trazer de volta o que há de mais bonito dentro de cada pessoa. Autoestima, autoconhecimento e reconhecimento, através de fotos que recriam não só a beleza externa de uma modelo, mas também a aparência e o sorriso de pessoas que se sentem úteis e incluídas no mercado de trabalho.
“Beleza e deficiência não são palavras opostas. Hoje estamos colhendo os frutos do que plantamos no começo do projeto. Cada dia estamos valorizando as eficiências e pluralidade corporal”, conta Kica.
No ano de 2023, Kica pretende refazer o Caminho da Fé, assim como fez em 2019, com a fisioterapeuta Paula Ferrari, que usa uma cadeira de rodas para locomoção de longas distâncias, juntamente com uma equipe de ciclistas, saindo de Águas da Prata até o santuário em Aparecida do Norte, em um percurso previsto para ser realizado em 9 dias.
Também com previsão para 2023, a fotógrafa voltará com suas exposições fotográficas presenciais em vários estados brasileiros, sempre valorizando as eficiências de cada indivíduo, uma vez que a deficiência é apenas uma característica e não define a capacidade da pessoa.
Sobre Kica de Castro
Kica de Castro, paulista, 46 anos, publicitária, pós-graduada em fotografia, produtora de conteúdo audiovisual, apresentadora do podcast “Viver Eficiente”, consultora de carreira artística PCD, palestrante sobre fotografia como ferramenta de inclusão social, integração da pessoa com deficiência e pluralidade corporal.
Kica é uma pessoa sem “deficiência” que mais entende o universo da PESSOA com deficiência, sua sensibilidade e respeito ao próximo coloca ela em outro patamar da humanidade onde poucos estão, ela é um ser cheio de luz que só entendeu que a grande verdade é que somos TODOS DIFERENTES e é respeitando essas diferenças que está a verdade beleza.
O trabalho da fotógrafa Kica de Castro é sensacional.
Excelente profissional. Parabéns.
Super recomendo.
show trabalho nota 10
Kika pessoa abençoada por Deus, parabéns pela iniciativa de fazer que as pessoas especiais se sintam maravilhosas.
Orgulho de ser sua amiga, pensando sempre no próximo.
São trabalhos assim, que fazem o bem para outras pessoas, que merecem destaque todos os dias. Que tenha muito mais sucesso toda a equipe envolvida. Parabéns.
Faço parte da equipe Kica de Castro, desde 2010, tenho muito orgulho de trabalhar do lado dessa fotógrafa incrível, uma pessoa que ajuda todos a crescerem profissionalmente, sendo pessoas com ou sem deficiência. Muito obrigado DEUS por permitir fazer parte dos projetos da agência e do audiovisual.
Eu acompanho, apoio e sempre que posso desenvolvo um trabalho junto com essa equipe de profissionais do Viver Eficiente. Amo o trabalho deles. Acredito que esse é o verdadeiro movimento de inclusão, sem coitadinhos e sem capacitismo. É cada um desenvolver um trabalho profissional com as suas habilidades e com suas eficiências. Parabéns para todos vocês.
O trabalho de vocês são muito incrível amei muito
Trabalho da Kica maravilhoso, tenho muito orgulho de ter passado pela experiência de ser fotografada por ela, amei me sinto uma estrela kkkk 🥰🥰
Eu tive a oportunidade de conhecer a Kica de Castro, através de uma entrevista que ela fez com a Professora Alexandra Baroli.
Ela incentivou o projeto da Natação Adaptada, em um momento que mais de 300 crianças precisavam de um patrocinador, o projeto tinha que continuar para trazer qualidade de vida para essas crianças com deficiencias.
A Kica é simplesmente maravilhosa. Através da fotografia consegue expressar o que é visto somente com o coração.
Kica de Castro é uma pessoa que ajuda todos a crescerem de forma profissional, sejam pessoas com e sem deficiência. Ela é merecedora de todo sucesso desse universo.
Jordan, parabéns pela matéria!! Kica de Castro é uma referência na valorização do nosso universo de Acessibilização. Sensível e competente, ela terá cada vez mais relevância no sucesso da visibilidade mais qualificada que a pessoa de condição fora do padrão vai alcançar. Pessoas como ela são fundamentais!
Mulher forte! https://www.doisdobrasil.com/gallery_gen/7fb55428531e5d3fd08c032fd31740d4.png