Após um hiato de dois anos, o Carnaval 2023 é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros. Muita gente se prepara para cair na folia com muita antecedência. Mas embora seja um período de muita diversão, os foliões precisam ficar atentos enquanto à saúde durante esse período. Para isso, é preciso cuidar da imunidade.
Entre os principais cuidados estão a hidratação, fazer ao menos uma refeição com “comida de verdade”, não abandonar a rotina de atividades físicas, dormir o máximo possível e usar protetor solar.
Além disso, não esquecer do álcool em gel para manter a higiene nas mãos, consumir bebidas alcoólicas com moderação e evitar o compartilhamento de copos, talheres e garrafas são outras dicas importantes para que os foliões terminem a festa com saúde. Mas não é só isso.
“Outro ponto importante é formar um exército contra qualquer tipo de bactéria ou organismo, por meio do fortalecimento do seu sistema imunológico, que terá a tendência a combater invasores. Muitas vezes o corpo está inflamado em razão da ingestão de alimentos, mas quando o sistema imunológico está fortalecido, a doença não chega”, explica o médico especialista em longevidade, André Guanabara.
A vida saudável, no entanto, depende de nutrientes. “É muito importante ter sistema imunológico muito bom. Para isso, é preciso combater a síndrome de burnout, pois o estresse está diretamente ligado a tais problemas, pois reduz hormônios importantes, como a serotonina e a dopamina”, explicou.
Ainda segundo o especialista, para melhorar a imunidade é preciso combater o estresse e adotar atividade física.
Por que a imunidade baixa?
A imunidade pode ser definida como os mecanismos que nosso corpo apresenta para proteger-nos contra agentes estranhos, chamados de antígenos. É a imunidade que protege nosso organismo contra infecções.
“Um dos primeiros sinais de imunidade baixa é a queda de cabelo. O segundo sinal é a presença de quadros de diarreia com frequência, pois o nível de bactéria estão baixos e o resultado é a diarréia. O terceiro sinal é gripe com frequência. Pessoas com imunidade baixa podem estar sujeitas a muitos problemas. O quarto final é a constipação, que indica possível deficiência do sistema imunológico. Por última a presença de herpes, doença viral que pode ser adquirida por contato e secreção”, disse André Guanabara.