• sex. set 20th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Futuro do Direito Autoral na era do TikTok é debatido em obra coletiva

    Dublar áudios de terceiros, utilizar memes com imagens de pessoas anônimas e  alterar conteúdos com filtros e montagens são algumas das funcionalidades mais populares de redes sociais como TikTok e Instagram. Ao mesmo tempo que divertem, estas práticas representam um desafio para os produtores de conteúdos originais, pois facilitam o compartilhamento, reprodução e modificação de obras intelectuais sem  o conhecimento ou autorização dos criadores.

    Para fomentar o debate sobre a necessidade de mudanças na maneira como os direitos autorais são tratados nos espaços virtuais, a editora Almedina Brasil lança a obra coletiva Direito Autoral e Internet – Diagnósticos e Perspectivas do Debate Brasileiro. O título é resultado da segunda etapa da pesquisa “Reforma do Direito Autoral no Brasil”, empreendida pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre 2021 e 2022, com o apoio do Google e da Meta, dona do Facebook.

    O desenvolvimento da Internet e das Tecnologias de Informação e
    Comunicação (TICs), relacionadas à emergência da sociedade
    de infor­mação, provocaram uma intensa modernização na forma
    como se cria, reproduz, compartilha e utiliza obras culturais.
    Esses fenômenos, por sua vez, têm evidenciado o anacronismo de muitos
    dos tradicionais arcabouços institucionais do Direito do Autor, pensados
    e desenvolvidos ainda num contexto predominantemente analógico.

    (Direito Autoral e Internet, pg. 11)

    A obra, que reúne artigos de pesquisadores e especialistas da área, conta com prefácio da Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Nancy Andrighi, personalidade de grande destaque no debate sobre a modernização da Lei de Direitos Autorais. Os textos apresentados evidenciam as adversidades nas rela­ções jurídicas, transformadas pelo avanço da internet, e estimulam a criação de uma nova normatização autoral que proteja os criadores, sem ferir a liberdade de expressão ou limitar o acesso ao conhecimento.

    Direito Autoral e Internet teve coordenação de Alexandre Pacheco da Silva, Doutor em Política Científica e Tecnológica e Coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, e das mestrandas em Direito e pesquisadoras Tatiane Guimarães e Andréa Lasevicius Moutinho. O livro lança um olhar aguçado sobre questões de interesse não só dos autores de obras intelectuais, mas também dos consumidores, usuários de plataformas digitais e redes sociais e das entidades, públicas e privadas, ligadas ao ramo.

    Livro: Direito Autoral e Internet – Diagnósticos e Perspectivas do Debate Brasileiro
    Coordenação: Alexandre Pacheco da Silva, Tatiane Guimarães e Andréa Lasevicius Moutinho
    Editora: Almedina Brasil
    Páginas: 254
    Preço: R$ 149,00
    Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

    Sobre os coordenadores

    Alexandre Pacheco da Silva – Doutor em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Unicamp. Coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP. Professor na FGV Direito SP.

    Tatiane Guimarães – Mestranda em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP, com Bolsa Mario Henrique Simonsen de Ensino e Pesquisa. Líder de Pesquisa no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP.

    Andréa Lasevicius Moutinho – Mestranda em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *