• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    A árdua tarefa de ser síndico

    Por Andre Luis Fernandes
    Síndico Profissional e Advogado Condominial
    andre@alfagestao.net.br

    Se eu perguntar para algum condômino se ele sabe qual a função de um síndico, possivelmente ele responderá: “resolver os problemas do condomínio”. Essa resposta não está por completo errada, mas não se resume apenas a isso. Um síndico, principalmente os que se especializaram para o cargo – sim, há síndicos profissionais, não deve ter como obrigação somente a resolução de problemas nos condomínios pelos quais é responsável.

    Como gestor de condomínios há 7 anos, faço questão de afirmar que o papel deste profissional é principalmente o de facilitador da comunicação dentro do local. Além do dever de mediar conflitos, ele ainda estimula a compreensão entre vizinhos. E isso são tarefas gerais, pois se formos listar todas as obrigações de um síndico, todos os condôminos agiriam com mais respeito e empatia.

    Me arrisco a dizer que este cargo não é para qualquer um. Após a eleição em assembleia, o novo síndico precisará compreender todo o funcionamento administrativo daquele condomínio e ter conhecimento dos regimes legislativos de sua atuação. Caso contrário, em situações de falhas graves, o gestor poderá responder civil e até mesmo criminalmente por seus atos no período de sua gestão, sejam elas práticas ilegais, acidentes, bem como omissão de informações.

    De modo prático, se um síndico foi escolhido pela convenção, é sinal de que enxergaram nele potencial e capacidade para gerenciar. Portanto, é imprescindível que este gestor se aproprie do regime interno, das regras e condutas estabelecidas aos moradores, seja apto para fiscalizar justamente, além de se respaldar de forma jurídica em casos de complicações.

    Contudo, algo precisa ser lembrado constantemente: um síndico não é um profissional infalível. Afinal de contas, além de sua atuação qualificada, ele possui uma vida comum, assim como qualquer outra pessoa. Além de enfrentar suas adversidades pessoais, ele ainda precisará lidar com os contratempos de muitos outros. Tarefa árdua! Portanto, tal responsabilidade exigirá deste gestor condominial resiliência e sabedoria todos os dias.

    By Redação

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, economia, moda, saúde, gastronomia, turismo e entretenimento no Brasil.Contato: influxoportal@gmail.com | Redes Sociais: @influxoportal | Youtube: https://www.youtube.com/@influxoportal

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *