Ano novo, novas tendências. Para o mercado de trabalho essa também é uma realidade. 2023 despontou e, com o avanço da tecnologia e das redes sociais, novos segmentos e tendências surgem também para novas formas de trabalho.
Recentemente, o LinkedIn, plataforma de divulgação de vagas de emprego, divulgou uma lista com os 25 cargos com maior demanda no Brasil nos últimos cinco anos. Profissionais de tecnologia são os mais procurados pelas empresas, conforme o ranking.
Na avaliação da Isabela Edson, especialista em RH e diretora da AGIRH Consultoria, o surgimento de novas empresas, como as startups, que são empresas mais ágeis, em geral, de pequena a médio porte, e se desenvolve bem, potencializam o surgimento de novas vagas. “Precisamos entender que nem todas as empresas têm esse formato, mas têm o olhar para a nova economia. Atualmente, estamos com 73 vagas. Delas, têm abertura para ser híbrida, o resto é presencial. O mercado do Ceará ainda está no novo formato, muito embora a nova geração busque e trabalhe o novo propósito. Tudo é muito mais no olhar de produtividade e não de presença. Entender que as agendas são importantes, mas que a liberdade é uma premissa básica”, explicou.
Entre as principais oportunidades sugeridas pelo LinkedIn como tendência está o analista de privacidade, profissional que avalia os riscos relacionados a dados sensíveis, ajudando as empresas a desenvolver procedimentos para tratar essas informações de maneira adequada. A segunda é o especialista em cibersegurança, que avalia as vulnerabilidades digitais das empresas, seguido do especialista em capacitação em vendas, que fornece à equipe de vendas os recursos necessários para engajar clientes.
Em quarto lugar surge o líder de gerentes de produto, profissional que supervisiona todas as etapas da jornada de um produto ou serviço, da conceptualização até o lançamento, e o representante de desenvolvimento de negócios, que prospecta, ativa e cultiva relacionamentos com potenciais clientes para gerar novas oportunidades de negócios.
Nesse contexto, Isabela Edson chama atenção para o potencial do mercado híbrido, mas que ainda não é uma realidade no Ceará. “O modelo híbrido é incrível e o mais procurado. Muitos profissionais só querem se for assim. Mas o tradicional ainda é muito forte no mercado cearense. Quando aparecem vagas em home office, são em empresas multinacionais. É possível trabalhar e gerar resultado em modelos híbridos ou em home office, mas não é uma regra, depende da cultura da empresa e isso precisa ser observado”, destacou.
Dez principais tendências do mercado de trabalho para 2023
1- Analista de privacidade
2- Especialista em cibersegurança
3- Especialista em capacitação em vendas
4- Líder de gerentes de produto
5- Representante de desenvolvimento de negócios
6- Engenheiro de cibersegurança
7- Diretor de receita
8- Engenheiro de dados
9- Analista de desenvolvimento de sistemas
10- Pesquisador em experiência do usuário (UX).