Uma parceria entre o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão de Obra (Seacec) e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Ceará (Sindesp-CE) levou a associados e convidados a palestra “A Bola Não Entra Por Acaso”, ministrada por Marcelo Paz, atual presidente do Fortaleza. O evento foi sediado pelo Senac Reference e aconteceu na última quinta-feira (2).
Com o auditório cheio, a apresentação do gestor tricolor abordou, dentre outros temas, os segredos de uma gestão vitoriosa e exemplar, levantando questões importantes relativas à liderança, tomadas de decisão, estratégias para alcançar objetivos, estruturação de ideias e busca incessante por resultados. Paz usou o sucesso de sua administração no Leão do Pici como esteio para destacar, na prática, ações e projetos arrojados que hoje são replicados em outras praças.
Reconhecido pela trajetória exitosa, Marcelo Paz é tido como um dos grandes dirigentes em atividade no futebol nacional. “O resultado, no esporte ou em qualquer aspecto da vida, é muito mais visto e valorizado que os esforços. Não tenham medo de arriscar, de tentar, de ousar. Para se vencer é preciso sair da mesmice. O triunfo premia o trabalho bem desenvolvido e nada resiste a isso. O Fortaleza hoje é um exemplo graças ao profissionalismo empregado no clube, à mentalidade vencedora e a uma gestão pautada na responsabilidade. A bola nunca entra por acaso”, detalhou o palestrante.
Reconhecimento
Fabiano Barreira, presidente do Seacec, enalteceu a oportunidade de ter uma grande personalidade do universo empresarial compartilhando sua receita de sucesso. “Marcelo Paz é sinônimo de exemplo de gestão e tudo o que fez e faz no Fortaleza pode e deve ser copiado, replicado, valorizado. Clubes são como empresas, precisam de organização, responsabilidade e estrutura, então as lições aprendidas com Paz são de enorme valor para todos nós”, explicou Barreira.
“Tivemos uma aula de gestão com alguém que faz um trabalho notável e tudo o que foi abordado tem a ver com os segmentos onde atuamos. As dificuldades relatadas por Marcelo na gestão do Fortaleza são basicamente as mesmas que enfrentamos no dia a dia do ramo empresarial, onde precisamos ter uma visão ampla quando falamos de tomadas de decisão, de estratégia. Foi de grande valia a palestra”, esclareceu Halano Cunha, presidente do Sindesp-CE.